https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/issue/feedCadernos do IL2024-04-01T00:00:00-03:00Comissão Editorial Executiva dos Cadernos do ILcadernosdoil@ufrgs.brOpen Journal Systems<p class="verdanapr9">O periódico <em>Cadernos do IL</em>, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Letras do Instituto de Letras da UFRGS, publica artigos inéditos de todas as áreas dos Estudos da Linguagem e dos Estudos Literários, disponibilizando um espaço para a publicação de contribuições de alunos de pós-graduação, de docentes e de alunos de graduação em coautoria com docentes.</p> <p class="verdanapr9">O periódico é classificado como <strong>A4</strong> pela avaliação quadrienal Qualis/Capes 2017-2020.</p> <p class="verdanapr9">As chamadas para submissão de artigos são publicadas na seção <a href="https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/management/settings/context//cadernosdoil/announcement" target="_blank" rel="noopener">Notícias</a>.</p> <p class="verdanapr9"> </p> <p class="verdanapr9"><strong>ISSN 2236-6385</strong> (versão eletrônica) </p> <p class="verdanapr9"> </p> <p class="verdanapr9"> </p>https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/139108Apresentação - nº 672024-03-12T10:21:46-03:00Pablo Nunes Ribeiropablonribeiro@yahoo.com.brAntonio Barros de Brito Juniorantbarros@gmail.com<p>Apresentação do número 67 pelos editores.</p>2024-04-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Pablo Nunes Ribeiro, Antonio Barros de Brito Juniorhttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/136741Diferença de complexidade de processamento entre estímulos: testagem da hipótese de que pressuposições são implicaturas de quantidade escalares2023-11-13T11:43:10-03:00Marcos Goldnadelemegold@gmail.comTamara Melotameoli@gmail.com<p>Para Romoli (2015), pressuposições disparadas por gatilhos leves são implicaturas de quantidade escalares obrigatórias. Bill, Romoli e Schwarz (2108) relata experimentos com estímulos implicaturais e pressuposicionais cujos resultados comparados, segundo os autores, oferece suporte a essa hipótese. Um dos resultados, no entanto, constitui evidência contrária à<br />hipótese assumida. Este artigo demonstra que a falta de paralelismo identificada entre parte dos resultados dos dois experimentos realizados não pode ser considerada evidência contrária à hipótese defendida, porque os estímulos linguísticos comparados apresentam diferença de quantidade de operações de negação em seu processamento, fator interveniente que enviesa os resultados. Apresenta-se o resultado de experimento similar ao dos autores, com estímulos em língua portuguesa, que corrigem a distorção verificada.</p>2024-04-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Marcos Goldnadel, Tamara Melohttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/135101Reading comprehension of mathematical problems and narrative and expository texts: an eye-tracking study2023-09-27T15:41:18-03:00Francine Baranoski Pereira francine.baranoski@hotmail.comAngela Ines Kleinangela.ines.klein@hotmail.comRomeu Miqueias Szmoski rmszmoski@utfpr.edu.brAna Lucia Pereiraanabaccon@uepg.br<p>This research investigated reading comprehension of mathematical problems of students with better and worse performance in reading, called as effective and ineffective, being this performance measured by reading and comprehension tests of narrative and expository texts and by the average school performance in the subject Portuguese Language. 30 students read and mentally calculated six math problems, while their eye movements were<br />recorded. Analyzes have shown that effective readers read in less time, made fewer fixations and saccades compared to ineffective readers. The results indicate that the worst performance in solving mathematical problems is attributed to the inability in reading and comprehension, and it was concluded that the good performance in reading and comprehension enables the acquisition of knowledge in all areas.</p>2024-04-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Francine Baranoski Pereira , Angela Ines Klein, Romeu Miqueias Szmoski , Ana Lucia Pereirahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/136621Telefonoaudiologia em afasia: configurações interacionais da tomada de turnos exibindo particularidades desse contexto institucional2024-01-09T06:26:20-03:00Lívia Miranda de Oliveiraliviamirandaoliveira@academico.ufs.brFrancisca Gilmaria Bezerra de Souzafga.fgilmaria@gmail.com<p>Este estudo apresenta uma proposta inovadora e singular de analisar, a partir do aparato teórico-metodológico da Análise da Conversa, a relevância da parceria interacional entre o paciente, o familiar e o terapeuta no contexto da Telefonoaudiologia, auxiliando na efetividade terapêutica nesse novo cenário de intervenções. Em virtude da expansão das práticas em telessaúde por circunstância da pandemia do coronavirus em 2021, o familiar foi inserido na terapia fonoaudiológica e buscou-se compreender a configuração da dinâmica interacional da tomada de turnos nesse cenário, a fim de eluciar o seu papel no interior dessa nova dinâmica, entender quando sua atuação é necessária e identificar de que forma ela pode atuar a favor de um benefício terapêutico.</p>2024-04-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Lívia Miranda de Oliveira, Gilmariahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/134492A escrita no contexto escolar: um olhar discursivo2023-10-04T08:54:38-03:00Raphaela Chittolinaraphaelamonteiro@hotmail.com<p>Este artigo trata da escrita pensada no contexto escolar a partir do olhar enunciativo de Émile Benveniste e seus pesquisadores, bem como inspirada pelo pensamento de Simões et al. (2012) e Petit (2013). Há uma teorização com base na perspectiva benvenistiana, apresentando a concepção enunciativa da linguagem e de demais pesquisadores de Émile Benveniste. Foi utilizada a metodologia da observação participante do tipo observador como participante (GOLD, 1958) em uma turma do segundo ano do Ensino Médio. O objetivo é refletir acerca da escrita no contexto escolar a fim de pensar mais profundamente na sua finalidade dentro do ensino básico.</p>2024-04-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Raphaela Chittolinahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/136712“Meu artigo de opinião”: o blog como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento2023-12-11T17:26:30-03:00Suely de Sousa Martins Ferreirasuellymartins01@gmail.comJosé Marcos Ernesto Santana de Françamarcos.franca@urca.br<p>Este trabalho objetiva relatar a experiência na construção de um blog desenvolvido com alunos do 8° ano de uma escola pública do município de Crato/CE durante a pandemia da Covid-19. A fundamentação foi ancorada na orientação teórica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), com Bronckart (2007), no aporte metodológico da Sequência Didática (SD), com Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), com foco nas Metodologias Ativas, com Moran (2018), e no conceito de blog, segundo Schittine (2004). Nessa direção, a análise da experiência permitiu verificar que o blog é uma ferramenta significativa para mediação dos conteúdos e para formação do sujeito crítico-reflexivo, uma vez que possibilita uma abordagem dinâmica colocando em foco o protagonismo do discente.</p>2024-04-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Suely de Sousa Martins Ferreira, José Marcos Ernesto Santana de França https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/136714“Por que nós temos que sustentar essas pessoas?”: nacionalismo e transnacionalismo nos tensionamentos da nova economia globalizada 2023-11-13T18:30:33-03:00Daniela Morodanielasteffenmoro@gmail.comBruna Silva dos Santosbrunacortezi.bc@gmail.com<p>Este trabalho propõe sistematizar as relações entre linguagem, identidade nacional e transnacionalismo a partir de um estudo de caso entre imigrantes de diferentes momentos históricos. A materialidade analisada é: (1) as falas de dois vereadores da cidade em uma rádio local sobre a chegada de imigrantes no período da pandemia e (2) a pichação de dois muros da cidade com frases assinalando moradores como (neo)nazistas, neoliberais e genocidas. Essa materialidade indica que os conflitos são estabelecidos a partir de discursos de legitimação nacionalistas e mercadológicos dentro do capitalismo recente, tendo a racialização como principal eixo de diferenciação.</p>2024-04-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Daniela Moro, Bruna Silva dos Santoshttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/134668O tratamento didático referente ao conceito da variedade linguística no manual do professor em livros didáticos do Ensino Médio 2023-09-30T14:23:55-03:00Lezinete Regina Lemeslezinete.lemes@unemat.brElizangela Patrícia Moreira da Costaecosta@unemat.br<p>Este artigo apresenta os resultados de análises sobre o tratamento didático para o<br />conceito variedades linguísticas nas seções teórico-metodológicas presentes no Manual do Professor em três livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio, pertencentes a três coleções – Novas Palavras, da FTD, Português: contexto, interlocução e sentido, da Moderna e Moderna Plus: linguagens e suas tecnologias, da Moderna –, com a finalidade de observar se esse tratamento se aproxima dos estudos da Sociolinguística. Conforme as análises, embora haja a defesa por uma concepção de língua sociointeracionista, há dois tratamentos nos manuais dos professores, sendo um direcionado para o rompimento do ensino monolíngue (a norma-padrão) e outro para a inserção do ensino do plurilinguismo (as variedades linguísticas).</p> <p> </p>2024-04-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Lezinete, Elizangelahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/134510Análise crítica de tuítes acerca do racismo no Brasil 2023-12-02T10:36:58-03:00Débora Brenda Teixeira Silvadeborateix94@gmail.com<p class="Resumo">Considerando a Análise de Discurso Crítica de vertente faircloughiana, este artigo objetiva analisar criticamente o discurso materializado nos tuítes de Jair Bolsonaro, ao se referir direta ou indiretamente acerca do racismo no Brasil. Metodologicamente, este trabalho consiste em uma investigação qualitativa, realizada a partir da análise de 5 tuítes extraídos da conta oficial do Twitter de Bolsonaro, no período em que era presidente vigente do Brasil. Diante dos resultados obtidos, verificamos que o discurso ideológico-hegemônico veiculado nos tuítes colabora para a manutenção de relações assimétricas de poder. Desse modo, inferimos que os tuítes de Bolsonaro negam a existência do racismo estrutural e contribuem para a sua naturalização, ao cultivar um discurso que atesta uma falsa democracia racial na sociedade brasileira.</p>2024-04-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Débora Brenda Teixeira Silvahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/134881Gêneros digitais: uma análise semiolinguística de posts da agência “Lupa” no Instagram 2023-11-04T09:52:45-03:00Izabella Pimentel Francoizabellafranco@ufpi.edu.brJoão Benvindo de Mourajbenvindo@ufpi.edu.br<p>O objetivo deste trabalho é analisar, sob uma perspectiva semiolinguística, as restrições impostas pelo contrato comunicacional no gênero de post de Instagram, com foco em seis posts relacionados às eleições presidenciais de 2022 no Brasil vinculados à Agência Lupa. Os níveis situacional, discursivo e formal foram analisados para descrever o gênero e expor as situações linguísticas propostas. Assim, o contrato comunicacional estabelecido pelo post da Lupa tem a finalidade de fazer-saber, através das visadas de informação e incitação. Os modos de tematização dividem-se em análise, reportagem e checagem, que são os temas e o subtemas; por fim, o nível formal estrutura a regularidade dos textos, como o uso de textos curtos, próprios das legendas do gênero post de Instagram.</p>2024-04-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Izabella Pimentel Franco, João Benvindo de Mourahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/134391A tradução feminista na biografia e memória da ativista Anna Filossófova2023-10-03T09:02:47-03:00Ana Letícia Prado de Camposanaleticiacamposnh@gmail.comDenise Regina de Salesdenise.sales@ufrgs.brCleci Regina Bevilacquacleci.bevilacqua@ufrgs.br<p>A tradução desempenha um papel fundamental para a disseminação de teorias e práticas feministas, por isso, na interseção entre Estudos de Tradução e Estudos de Gênero, o objetivo deste artigo é destacar a importância da tradução para divulgar mulheres que não seriam conhecidas no Brasil se a tradução não atuasse como intermediária entre línguas e culturas. A proposta deste artigo é apresentar Anna Pávlovna Filossófova, ativista russa que teve um papel essencial na luta pela equidade de gênero no século XIX, na Rússia. Após, apresentaremos a tradução e a contextualização de uma carta escrita por ela, que foi destinada às organizadoras do Congresso de Mulheres de 1904, em Berlim; e a relacionaremos com os estudos de tradução feministas.</p>2024-04-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Ana Letícia Prado de Campos, Denise Regina de Sales, Cleci Regina Bevilacquahttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/135124Sempre outro, mas não qualquer um: o sujeito entre o querer e o poder dizer das Análises de Discurso materialista e dialógica2023-11-25T09:57:53-03:00Aline Milena Borges da Silva Diasaline.borgessilva@ufpe.br<p>Este trabalho objetiva analisar como a Análise do Discurso (AD) materialista e dialógica entendem a ideia de liberdade do sujeito-falante na produção do seu dizer. Para tanto, realiza uma incursão por obras-chaves de cada corrente, fundamentando-se principalmente em Pêcheux (1995; 2008), Henry (2013), Volóchinov (2017), Bakhtin (2020) e Sobral (2009).<br />Constata-se que a perspectiva materialista concebe um sujeito de linguagem cuja liberdade é, em última análise, ilusória, já que efeito da ideologia no nível social e do inconsciente no nível psíquico. A perspectiva dialógica, por seu turno, aponta para uma compreensão de sujeito concreto, definido no instante da enunciação, duplamente responsivo e responsável.</p>2024-04-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Aline Milena Borges da Silva Diashttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/135106Unindo o crítico ao agradável: a música como instrumento crítico-reflexivo e intercultural no ensino-aprendizagem de inglês2023-10-30T14:16:15-03:00Tatiany Pertel Sabaini Dalbentpsdalben@uesc.brFrancielly de Almeida Moraesfamoraes.let@uesc.br<p>Este estudo visa discutir os aspectos crítico-reflexivo e intercultural da música para além do lúdico. Com base em Denora (2000), Sekeff, (2002) e Oliveira e Silva (2018), compreendemos a música como ferramenta intercultural, emocional, dialógica e crítica. Baseamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos da Linguística Aplicada Crítica (LAC) conforme Pennycook (2001), na Condição Pós-Método e na Pedagogia Crítica (PC). Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativista. Participaram da pesquisa professores da região sul baiana que falaram sobre o uso de canções em suas salas de aula. Os resultados mostram que, apesar dos desafios, eles encontraram soluções criativas, relatando o uso de músicas para o conhecimento linguístico, crítico-social e (inter)cultural.</p>2024-04-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Tatiany Pertel Sabaini Dalben, Francielly de Almeida Moraeshttps://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/134854Os letramentos acadêmicos no ensino superior em um curso de Engenharia Civil2023-11-08T08:53:46-03:00Felipe Correa da Rosa Leiteeng.felipeleite@hotmail.comAna Cristina da Silva Rodriguesanacristina@unipampa.edu.br<p>O objetivo deste estudo é identificar se as práticas de letramento acadêmico, leitura e escrita são utilizadas pelos docentes em sala de aula em um curso de engenharia. A pesquisa é de natureza aplicada, qualitativa, e utiliza questionários e Cartas Pedagógicas como instrumentos de geração de registros com discentes e docentes do curso de Engenharia Civil de uma Universidade do Rio Grande do Sul. A análise dos resultados mostrou que as práticas de letramento acadêmico não são tão presentes durante o curso, sendo encontradas em componentes voltados ao Trabalho de Conclusão de Curso. Ainda que não sejam não tão presentes, alguns docentes buscam inserir práticas de leitura e escrita em suas aulas, reconhecendo a relevância na aprendizagem dos discentes.</p>2024-04-01T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Felipe Correa da Rosa Leite, Ana Cristina da Silva Rodrigues