O DISCURSO PUBLICITÁRIO: “MEU NOME É CORTESIA! MEU SOBRENOME? PERSUASÃO!”

Autores

  • Rossana Martins Furtado Universidade Federal do Espírito Santo
  • Karina Antônia Fadini Doutoranda em Estudos Linguísticos pela UFES
  • Zirlene Effgen Faculdade Centro Leste/UCL

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.93016

Palavras-chave:

Cortesia, Discurso publicitário, Sociedade do espetáculo.

Resumo

Esta pesquisa analisa o quanto o discurso publicitário precisa ser cortês para atrair a atenção do leitor buscando sua adesão e persuasão. A estratégia passa pelo sensível, pela cordialidade, tocando no emocional dos consumidores. Interessa-nos compreender como se processa esse ato comunicativo que elabora discursos inebriantes utilizando-se de recursos multimodais para legitimar um ethos socialmente responsável. A metodologia será a análise de um anúncio sob a perspectiva teórica da Análise do Discurso, priorizando as teorias de Maingueneau sobre discurso, ethos e interdiscurso; mas também uma análise sociológica e filosófica sobre a sociedade do espetáculo a partir de  Debord; Sodré, Canclini; Bauman e Vattimo. Os resultados obtidos são de que o discurso publicitário é embasado na cordialidade e na persuasão.

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Biografia do Autor

Rossana Martins Furtado, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda em Estudos Linguísticos

Karina Antônia Fadini, Doutoranda em Estudos Linguísticos pela UFES

Professora do IFES/ES

Zirlene Effgen, Faculdade Centro Leste/UCL

Mestra em Estudos Linguísticos pela UFES com Ênfase em Análise do Discurso

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Publicado

2019-10-29

Como Citar

FURTADO, R. M.; FADINI, K. A.; EFFGEN, Z. O DISCURSO PUBLICITÁRIO: “MEU NOME É CORTESIA! MEU SOBRENOME? PERSUASÃO!”. Cadernos do IL, [S. l.], v. 1, n. 59, p. 185–200, 2019. DOI: 10.22456/2236-6385.93016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/93016. Acesso em: 24 set. 2023.

Edição

Seção

Artigos de estudos linguísticos