NOVA RETÓRICA: UMA LEITURA ANALÍTICA DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA JAPONESA COMO LE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.67885

Palavras-chave:

Gêneros, Materiais Didáticos, Japonês.

Resumo

O presente artigo busca questionar as práticas de ensino-aprendizagem de língua japonesa como língua estrangeira (JLE), em um contexto brasileiro de ensino, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos dos estudos de gêneros discursivos (BAKHTIN, 1992), na perspectiva da escola da Nova Retórica (BRONCKART, 2010). Para tanto, como mote de análise e discussão, lançamos nosso olhar sobre 02 (dois) materiais didáticos de ensino de JLE, largamente utilizados em centros de idiomas e universidades federais brasileiras, a fim de identificar de que maneira as propostas pedagógicas dos materiais contemplam ou não o aporte teórico-metodológico de gêneros do discurso e como isso se reflete nas práticas de ensino-aprendizagem de JLE que se desenvolvem baseados nesses materiais. 

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Biografia do Autor

Renan Kenji Sales Hayashi, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Doutorando em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES).  Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB/2015). Aluno egresso do Curso de Master in Teaching English as a Foreign Language (TEFL/2012) pela Universidad de Jaén (UJA). Graduado em Letras pela Universidade de Brasília (UnB/2011). Docente de língua inglesa.

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Publicado

2017-01-01

Como Citar

HAYASHI, R. K. S. NOVA RETÓRICA: UMA LEITURA ANALÍTICA DE MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA JAPONESA COMO LE. Cadernos do IL, [S. l.], n. 52, p. 252–269, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.67885. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67885. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários