O IMPACTO DAS CULTURAS EDUCATIVAS DOS ALUNOS EM TURMAS PLURILÍNGUES E PLURICULTURAIS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS

Autores

  • Amanda Teixeira Bastos Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • José Carlos Chaves da Cunha Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.67725

Palavras-chave:

Culturas educativas, Interculturalidade, Heterogeneidade linguístico-cultural.

Resumo

Descrevemos e analisamos as culturas educativas dos alunos de português para estrangeiros (PE) da Universidade Federal do Pará visando verificar seu(s) impacto(s) no ensino-aprendizagem e propor procedimentos suscetíveis de potencializar seus efeitos positivos e reduzir os negativos. Trata-se de uma pesquisa de cunho etnográfico cujos dados foram constituídos por observações de aulas de duas turmas de PE e por entrevistas com seus alunos. Os resultados apontaram que as culturas educativas da maioria dos alunos são caracterizadas pela supervalorização da escrita, memorização de vocábulos e regras gramaticais diferindo da concepção mais pragmática de ensino adotada na IES. Apontaram também certa resistência destes à metodologia adotada, às formas de comunicação nas turmas e às normas relacionais que regiam o uso do português.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Teixeira Bastos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduanda do curso de Letras – Licenciatura em Língua Inglesa, da Universidade Federal do Pará. Bolsista PIBIC/CNPq, no período de 2014 a 2016.

José Carlos Chaves da Cunha, Universidade Federal do Pará

Professor na Universidade Federal do Pará. Doutor pela Université de Toulouse II (França). 

Downloads

Publicado

2017-01-01

Como Citar

BASTOS, A. T.; CUNHA, J. C. C. da. O IMPACTO DAS CULTURAS EDUCATIVAS DOS ALUNOS EM TURMAS PLURILÍNGUES E PLURICULTURAIS DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS. Cadernos do IL, [S. l.], n. 52, p. 047–064, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.67725. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67725. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários