INTERPELAÇÃO E SUBJETIVAÇÃO: A POSIÇÃO-SUJEITO ATRIZ NA FORMAÇÃO DISCURSIVA HITCHCOCKIANA

Autores

  • Nicole Pedroti Venturin Padilha Universidade de Caxias do Sul Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre
  • Luciene Jung de Campos PPGLET/UFRGS Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.67081

Palavras-chave:

Discurso, Sujeito

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a performance da personagem-atriz Tippi Hedren e seu consequente processo de subjetivação. O dispositivo teórico- metodológico desta pesquisa é o da Analise de Discurso pecheutiana, na confluência da linguística não positivista, do materialismo histórico e da psicanálise. Toma-se como materialidade o filme The Girl (A garota), de onde são extraídas 11 SDs. Neste recorte, são mobilizados os conceitos de sublimação e pulsão de morte para Freud e Lacan; assim como, o conceito de estranhamento para Marx e Freud para abordar o trabalho da personagem-atriz. Na tentativa de observar o processo de inscrição da personagem-atriz em sujeito ideal da formação discursiva hitchcockiana/hollywoodiana destaca-se uma busca para além do simbólico que vai ao encontro da Coisa, no Real.

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Publicado

2017-01-01

Como Citar

PEDROTI VENTURIN PADILHA, N.; JUNG DE CAMPOS, L. INTERPELAÇÃO E SUBJETIVAÇÃO: A POSIÇÃO-SUJEITO ATRIZ NA FORMAÇÃO DISCURSIVA HITCHCOCKIANA. Cadernos do IL, [S. l.], n. 52, p. 323–338, 2017. DOI: 10.22456/2236-6385.67081. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/67081. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários