FROM MISSIONARY TO RESEARCHER: PROFESSIONAL IDENTIFICATION OF PUBLIC SCHOOL TEACHERS UNDERLYING AUTOBIOGRAPHIES WITHIN A CONTINUING EDUCATION PROGRAM
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.51438Schlagworte:
identity, autobiographies, continuous teaching education program, critical discourse analysis.Abstract
This research study focuses on autobiographies produced by teachers in two distinct moments (beginning and end) of a continuous teacher education program (CTEP) developed in a public school of Santa Maria (RS, Brazil) in order to analyze the identification teachers established with their profession. To analyze the process of identification with the profession, we consider two textual categories: Modality and Evaluation (FAIRCLOUGH, 2003: 159), since these give an indication of the participants’ commitment to their texts. The results indicate that most participants recurrently assume, at the beginning of the CTEP, the role of “missionary teacher”. At the end of the reflective process, we identified a realignment of the role of “researcher teacher”.
KEYWORDS: identity; autobiographies; continuous teaching education program; critical discourse analysis.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.