O OUTRO REPUBLICANO: POLÍTICA RURAL E REFLEXÃO CARCERÁRIA EM TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA DE LIMA BARRETO E EN ESTE PAÍS...! DE URBANEJA ACHELPOHL
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.49104Keywords:
Romance, república, exclusão social, Latino-AméricaAbstract
Nesse trabalho se compara a construção de um discurso “outro” nos personagens idealistas Policarpo Quaresma e Gonzalo Ruiseñol, respectivamente, nos romances Triste fim de Policarpo Quaresma do brasileiro Lima Barreto e En este país...! do venezuelano Urbaneja Achelpohl. Em cada contexto, as iniciativas fracassadas dos personagens representam formas ideais da nação que entram em conflito, respectivamente, com a realidade exterior do bipartidarismo e a interior da bancarrota individual. Esse conflito revela, por um lado, formas de exclusão para os cidadãos integrados à sociedade e, por outro, traz a atenção para os sujeitos historicamente marginalizados. A república excludente como crítica ao projeto inacabado da nação inclusiva torna esses romances complementares, ao mesmo tempo que a comparação dá conta da heterogeneidade da “república” na América Latina hispânica e brasileira.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.