CICLOS E INICIAÇÕES - CAMINHOS DA INFÂNCIA EM "OS DA MINHA RUA", DE ONDJAKI
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.47319Keywords:
literatura infanto-juvenil. literatura africana. literatura lusófona. memória. ciclo de contosAbstract
A infância sempre foi um espaço de investigação para a literatura, onde, através de um processo artístico de investigação da memória, o autor reconstrói a infância, aderindo a esta uma completude e linearidade aos quais a memória não se subjuga. Em Os Da Minha Rua, do escritor angolano Ondjaki, a infância é encarada de forma diferente pelas seguintes razões: a fluência e fluidez entre a voz adulta e a voz da criança, a quebra das histórias em momentos isolados, e a aparente omissão de um amadurecimento ou transformação que caracterize-a como história de iniciação. Trata-se de uma nova maneira de encarar e descrever a infância na literatura, maneira que é analisada e estudada neste trabalho. Ao narrar histórias de sua infância em diversos contos aparentemente desconexos, mas que ao fim se unem na formação de uma noção e sensação de infância, Ondjaki apresenta um olhar para a infância diferente do que outros clássicos livros do gênero.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.