A DIÁSPORA HISPANO-CARIBENHA NA FICÇÃO DE JULIA ALVAREZ: MEDIAÇÕES ENTRE CULTURAS, LÍNGUAS E GEOGRAFIAS

Autores

  • Tito Matias-Ferreira Jr. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.35296

Palavras-chave:

diáspora, ficção, Julia Alvarez

Resumo

Neste trabalho, há o interesse em investigar a maneira em que sujeitos diaspóricos ficcionais da obra How the García Girls Lost their Accents negociam o embate entre duas culturas – a caribenha, oriunda da República Dominicana, no Caribe, e a estadunidense, proveniente dos Estados Unidos da América; assim como as implicações de tal negociação na vida do imigrante, uma vez que são questões relevantes na escrita de Julia Alvarez. Para tanto, leva-se também em consideração a questão da língua na construção da identidade imigrante, visto que o bilingüismo é um fator chave na negociação que as irmãs García agenciam entre suas porções caribenha e estadunidense para buscar entender onde se posicionam no mundo contemporâneo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tito Matias-Ferreira Jr., Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Foi Leitor de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira e Cultura Brasileira da University of the West Indies - Cave Hill Campus - Barbados (Caribe) por meio do programa de Leitorado diplomático promovido pelo Ministério de Relações Exteriores/Itamaray e pela CAPES. Atualmente é Professor Efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Língua Inglesa, Ensino de Português para Estrangeiros, Ensino de Língua Portuguesa, Ensino de Literatura e Prática de Ensino de Língua Inglesa.

Downloads

Publicado

2013-03-27

Como Citar

MATIAS-FERREIRA JR., T. A DIÁSPORA HISPANO-CARIBENHA NA FICÇÃO DE JULIA ALVAREZ: MEDIAÇÕES ENTRE CULTURAS, LÍNGUAS E GEOGRAFIAS. Cadernos do IL, [S. l.], n. 45, p. 109–122, 2013. DOI: 10.22456/2236-6385.35296. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/35296. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários