BANDIDO E HERÓI: O VINGADOR DO SERTANEJO NO FOLHETO DE CORDEL
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.34469Palabras clave:
cangaço, coronelismo, cordel, herói.Resumen
RESUMO: Este trabalho é uma reflexão sobre o fenômeno do Cangaço e seu confronto com o Coronelismo, dois grandes aspectos sociais que marcaram a vida nordestina e contribuíram decisivamente para a formação da identidade do homem do sertão. Na primeira parte, após a introdução, foi feito um esboço da história do Cordel com menção das principais características do homem e do ambiente onde esta literatura floresceu. A seguir, como exemplo concreto, fez-se a análise do poema O sertanejo Antônio Cobra Choca de João José da Silva, ressaltando-se, principalmente, a importância do bandido do sertão como personagem do Cordel, discorrendo sobre o modo como esse personagem se faz aceito pelos leitores no folheto, transformando-se em vingador e herói dos leitores sertanejos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.