EM VEZ DA LIRA, A MARIMBA: LUIZ GAMA, O ORFEU DE CARAPINHA
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.30004Resumen
: Ao publicar as Primeiras Trovas Burlescas (1859), Luiz Gama tornava evidente a sua característica de crítico implacável da sociedade. O objetivo deste artigo é, a partir da análise de poemas retirados desta obra, verificar como o poeta utiliza a sátira e a paródia para criticar as imoralidades do seu tempo. Para tanto, servem como fundamentação teórica as proposições de Propp e Bergson sobre o riso e as de Linda Hutcheon sobre a paródia. Luiz Gama, nos seus versos, castiga os vícios, os indivíduos e as instituições. Além disso, combate o preconceito (inclusive o dos mulatos) e defende a igualdade.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.