“TU SABE QUE BICHO É ESSE, FILHA?” O PAPEL INTERACIONAL DOS PARTICIPANTES NA CO-CONSTRUÇÃO DE UMA NARRATIVA INFANTIL

Autores

  • Fernanda Knecht Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.29113

Resumo

Este trabalho analisa o que acontece durante a co-construção de uma história entre mãe e filho(a) quando a mãe se depara com situações de estranhamento durante a narrativa (como não conseguir identificar um personagem). Observa-se se a criança, nessas situações, ganha espaço para co-narrar a história e ajudar a mãe a resolver o problema. As díades são de duas cidades, com crianças de 3 e 5 anos. Resultados evidenciam que as mães veem os filhos como interlocutores da história, e não apenas como ouvintes que não contribuem para seu direcionamento. É possível relacionar práticas que as mães adotam com os filhos em casa com práticas adotadas por professores na escola, no que se refere à ratificação da fala das crianças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Knecht, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

KNECHT, F. “TU SABE QUE BICHO É ESSE, FILHA?” O PAPEL INTERACIONAL DOS PARTICIPANTES NA CO-CONSTRUÇÃO DE UMA NARRATIVA INFANTIL. Cadernos do IL, [S. l.], n. 44, p. 005–026, 2012. DOI: 10.22456/2236-6385.29113. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/29113. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários