OS DIÁLOGOS, OS LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS E NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS

Autores

  • Kátia Honório Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.28116

Palavras-chave:

Livros didáticos, Autenticidade, Interdisciplinaridade, Linguística Aplicada

Resumo

A discussão em torno da autenticidade dos diálogos e da autonomia de aprendizagem presentes nos livros de inglês constitui ponto de partida para nossas reflexões. Ao longo da exposição, argumentamos sobre o papel de ambos na competência comunicativa dos aprendizes. O estudo revela a necessidade de se pensar nas problematizações inerentes à temática, uma vez que dela procede a uma definição de aprendiz centrado, indiviso e consciente de seus atos, associada à noção de competência que pressupõe controle, domínio e auto-regulação (NEVES, 2006). Em contraponto, por um viés interdisciplinar, os aprendizes são observados como sujeitos descentrados e desejantes, em contato-confronto com a língua estrangeira ao passarem por um deslocamento identitário quando da sua aprendizagem (BERTOLDO, 2003; CORACINI, 2003).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kátia Honório Nascimento

Mestre em Linguística Aplicada pela UFMG. Professora assistente no ensino superior em faculdades particulares.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

NASCIMENTO, K. H. OS DIÁLOGOS, OS LIVROS DIDÁTICOS DE INGLÊS E NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. Cadernos do IL, [S. l.], n. 44, p. 385–406, 2012. DOI: 10.22456/2236-6385.28116. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/28116. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários