SAUSSURE E O ESTRUTURALISMO: RETOMANDO ALGUNS PONTOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA SAUSSURIANA

Autores

  • Alessandra da Silveira Bez Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Carla de Aquino Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.26000

Palavras-chave:

Estruturalismo – Estudo fonológico – Relação

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar alguns conceitos pioneiros fundados por Saussure e que são utilizados em diversas áreas da ciência Linguística. Através da leitura do Curso de Linguística Geral (Curso) temos os pilares teóricos do linguista genebrino: língua, fala, relação, valor. Procurar-se-á discutir também como as fontes manuscritas podem complementá-los. Utilizaremos os leitores de Saussure como fontes de informações adicionais, sempre tomando a leitura do Curso como indispensável e esclarecedora. Além disso, discutiremos como os conceitos fundados pelo mestre serviram de base para um estudo fonológico estruturalista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra da Silveira Bez, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação da PUCRS, bolsista CNPq. Atualmente em estágio de doutoramento no exterior na École des Hautes Études en Sciences Sociales – Paris, França, com bolsa concedida pela CAPES.

Carla de Aquino, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação da PUCRS, bolsista CNPq. Atualmente em estágio de doutoramento no exterior na University of California – Berkeley, EUA, com bolsa concedida pela CAPES.

Downloads

Publicado

2012-02-15

Como Citar

BEZ, A. da S.; DE AQUINO, C. SAUSSURE E O ESTRUTURALISMO: RETOMANDO ALGUNS PONTOS FUNDAMENTAIS DA TEORIA SAUSSURIANA. Cadernos do IL, [S. l.], n. 42, p. 5–17, 2012. DOI: 10.22456/2236-6385.26000. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/26000. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de estudos literários