ENTRE A ILUSÃO E A DESILUSÃO: A NEGAÇÃO DO BAQUE EM NOITE DE ALMIRANTE
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.25314Palavras-chave:
Conto machadiano, Noite de almirante, mimeseResumo
Este ensaio pretende ensejar uma análise de “Noite de almirante”, conto publicado pela primeira vez por Machado de Assis em 1884 na Gazeta de Notícias, partindo das leituras dialogadas realizadas com os alunos durante a experiência docente da autora. Sendo assim, a leitura aqui reconstruída busca entender a forma e o conteúdo desse conto a partir do embate de diferentes pontos de vista. Se, por um lado, temos jovens leitores que percebem na forma dessa narrativa a mimese do sentimento amoroso, por outro, temos um texto que nos apresenta um narrador mestre em artimanhas que levam o leitor a ficar ao mesmo tempo próximo e distante do ponto de vista da personagem enamorada personificada por Deolindo Venta-Grande.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.