A INJUSTIÇA NA PERSPECTIVA LITERÁRIA: O NOIVADO DE SANTO DOMINGO DE HEINRICH VON KLEIST
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.25313Palabras clave:
KleistResumen
Este artigo apresenta uma análise da última novela de Kleist, O Noivado em Santo Domingo, que elabora poeticamente as inconsistências imaginárias de um herói confrontado com diversas formas de injustiça (colonial, racial e humana). - Em vez de concentrar a atenção sobre o enredo passional, os problemas relacionados com diferenças culturais, étnicas, de gênero, desfocaremos o interesse para o primeiro terço da narrativa, que prepara a eclosão da paixão entre o europeu Gustav e a mestiça Toni. Iluminaremos alguns aspectos (históricos e biográficos) da época em que Kleist escreveu esta obra (inspirado pelos acontecimentos políticos em Santo Domingo, na França e na Alemanha da primeira década do século 19), sublinhando a maestria com que Kleist dramatiza sentimentos e pensamentos extremamente complexos.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.