AUGUSTO DOS ANJOS: POETRY, PAIN AND A HEIGHTENED AWARENESS OF BEING
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.25304Keywords:
poesia brasileira moderna, existencialismo, augusto dos anjosAbstract
Este artigo propõe uma leitura intertextual entre a obra do poeta brasileiro Augusto dos Anjos e alguns textos selecionados da filosofia existencialista do século XX. O tema da dor como instância ontológica de manifestação do indivíduo e sua repercussão na praxis vital decorrente da perspectiva fenomenológica-existencialista aproxima o poeta brasileiro da obra de Jean-Paul Sartre. A noção do absurdo em Dos Anjos consubstancia a ideia da miséria da condição humano frente ao outro e corrobora com a percepção sartreana do nada como auto-reflexividade da consciência.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.