“Meu artigo de opinião”: o blog como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento

Autores

  • Suely de Sousa Martins Ferreira Universidade Federal do Cariri https://orcid.org/0000-0002-0163-2443
  • José Marcos Ernesto Santana de França Universidade Regional do Cariri

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.136712

Resumo

Este trabalho objetiva relatar a experiência na construção de um blog desenvolvido com alunos do 8° ano de uma escola pública do município de Crato/CE durante a pandemia da Covid-19. A fundamentação foi ancorada na orientação teórica do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), com Bronckart (2007), no aporte metodológico da Sequência Didática (SD), com Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), com foco nas Metodologias Ativas, com Moran (2018), e no conceito de blog, segundo Schittine (2004). Nessa direção, a análise da experiência permitiu verificar que o blog é uma ferramenta significativa para mediação dos conteúdos e para formação do sujeito crítico-reflexivo, uma vez que possibilita uma abordagem dinâmica colocando em foco o protagonismo do discente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suely de Sousa Martins Ferreira, Universidade Federal do Cariri

Graduada em Letras-Português, licenciatura plena, pela Universidade Regional do Cariri. Especialista em Psicologia Aplicada à Educação, pela Universidade Regional do Cariri. Mestranda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Cariri. Desenvolve pesquisas com foco no ensino e na aprendizagem de Língua Portuguesa por meio dos gêneros textuais, com base no aporte teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo. Membro do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste (GELNE). Membro da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB). Desde 2017, é servidora comissionada da Prefeitura Municipal do Crato/CE, atuando como Gerente da Célula de Apoio ao Processo Administrativo, na Procuradoria Geral do Município.

José Marcos Ernesto Santana de França , Universidade Regional do Cariri

Sou doutor em Linguística (2015) e mestre em Letras (2009) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); especialista em Língua Portuguesa (2001), Didática e Metodologia do Ensino Superior (2006) e em Alfabetização e Letramento (2023); graduado em Letras-Português Licenciatura Plena (1999) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); tenho pós-doutorado em Linguística (2019), na área de Linguística Aplicada, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Fui professor substituto da UFS (2008-2010; 2016-2017); fui também professor da Universidade Tiradentes (UNIT- 2005-2006); e fui professor de Língua Portuguesa do ensino básico das redes pública e privada onde atuei por mais de 20 anos no estado de Sergipe. Atualmente sou professor assistente de Língua Portuguesa do Departamento de Línguas e Literaturas (DLL-2017); professor permanente (2019) e ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL 2023-2023) da Universidade Regional do Cariri (URCA); presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE/DLL/URCA - 2017-2020; 2022-); membro do Núcleo de Formação Docente (NFD/PROGRAD/URCA - 2021-2023); membro da Comissão Setorial de Avaliação do DLL (2022-2024); membro da Comissão de Avaliação do PPGL (2020-2023); membro e ex-vice-líder do Grupo de Estudos em Discurso, Cultura e Identidades (DISCULTI/URCA/CNPq); membro e ex-vice-líder do Grupo de Estudos em Representações, Linguagem e Trabalho (GERLIT/UFC/CNPq); ex-membro da Comissão de Linguística Aplicada da ABRALIN (2021-2032); ex-editor-adjunto da Miguilim - Revista Eletrônica do NETLLI; ex-editor da Revista FAROL (UFC); e ex-membro do Comitê Científico de Pesquisa (CCP/PRPGP/URCA - 2019-2021). Tenho experiência nas áreas de Letras, Linguística e Educação, com ênfase em Linguística e Educação, nas subáreas de Análise do Discurso, Semântica, Pragmática, Linguística Textual, Sociolinguística, Linguística Aplicada e Didática e Metodologia de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: língua/linguagem, discurso, ensino de Língua Portuguesa (gramática, leitura, produção de texto, análise linguística), letramentos, gêneros textuais/discursivos, variação linguística, formação docente inicial e continuada (em Letras e Língua Portuguesa) e didática do ensino-aprendizagem e na formação docente no Ensino Superior.

Downloads

Publicado

2024-04-01

Como Citar

FERREIRA, S. . de S. M.; FRANÇA, J. M. E. S. de. “Meu artigo de opinião”: o blog como ferramenta pedagógica na construção do conhecimento. Cadernos do IL, [S. l.], n. 67, p. 88–119, 2024. DOI: 10.22456/2236-6385.136712. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/136712. Acesso em: 17 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de estudos linguísticos