Gêneros digitais: uma análise semiolinguística de posts da agência “Lupa” no Instagram
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.134881Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar, sob uma perspectiva semiolinguística, as restrições impostas pelo contrato comunicacional no gênero de post de Instagram, com foco em seis posts relacionados às eleições presidenciais de 2022 no Brasil vinculados à Agência Lupa. Os níveis situacional, discursivo e formal foram analisados para descrever o gênero e expor as situações linguísticas propostas. Assim, o contrato comunicacional estabelecido pelo post da Lupa tem a finalidade de fazer-saber, através das visadas de informação e incitação. Os modos de tematização dividem-se em análise, reportagem e checagem, que são os temas e o subtemas; por fim, o nível formal estrutura a regularidade dos textos, como o uso de textos curtos, próprios das legendas do gênero post de Instagram.
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Copyright (c) 2024 Izabella Pimentel Franco, João Benvindo de Moura

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