Gêneros digitais: uma análise semiolinguística de posts da agência “Lupa” no Instagram

Autores

  • Izabella Pimentel Franco Universidade Federal do Piauí
  • João Benvindo de Moura Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.134881

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar, sob uma perspectiva semiolinguística, as restrições impostas pelo contrato comunicacional no gênero de post de Instagram, com foco em seis posts relacionados às eleições presidenciais de 2022 no Brasil vinculados à Agência Lupa. Os níveis situacional, discursivo e formal foram analisados para descrever o gênero e expor as situações linguísticas propostas. Assim, o contrato comunicacional estabelecido pelo post da Lupa tem a finalidade de fazer-saber, através das visadas de informação e incitação. Os modos de tematização dividem-se em análise, reportagem e checagem, que são os temas e o subtemas; por fim, o nível formal estrutura a regularidade dos textos, como o uso de textos curtos, próprios das legendas do gênero post de Instagram.

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Publicado

2024-04-01

Como Citar

FRANCO, I. P.; MOURA, J. B. de. Gêneros digitais: uma análise semiolinguística de posts da agência “Lupa” no Instagram . Cadernos do IL, [S. l.], n. 67, p. 203–227, 2024. DOI: 10.22456/2236-6385.134881. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/134881. Acesso em: 17 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de estudos linguísticos