Os letramentos acadêmicos no ensino superior em um curso de Engenharia Civil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.134854

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar se as práticas de letramento acadêmico, leitura e escrita são utilizadas pelos docentes em sala de aula em um curso de engenharia. A pesquisa é de natureza aplicada, qualitativa, e utiliza questionários e Cartas Pedagógicas como instrumentos de geração de registros com discentes e docentes do curso de Engenharia Civil de uma Universidade do Rio Grande do Sul. A análise dos resultados mostrou que as práticas de letramento acadêmico não são tão presentes durante o curso, sendo encontradas em componentes voltados ao Trabalho de Conclusão de Curso. Ainda que não sejam não tão presentes, alguns docentes buscam inserir práticas de leitura e escrita em suas aulas, reconhecendo a relevância na aprendizagem dos discentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Cristina da Silva Rodrigues, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Licenciatura Em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Tem experiência na educação básica estadual e municipal, tendo atuado durante 20 anos na Rede Municipal de Porto Alegre. Atuou como assessora pedagógica na EJA, na alfabetização e na gestão durante 8 anos na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Foi conselheira no Conselho Municipal de Educação de Cachoeirinha e presidente do Conselho Municipal de Educação de Jaguarão. Atua no ensino superior desde 1994 tendo larga experiência em instituições públicas e privadas. Durante 5 anos foi presidente da comissão Própria de Avaliação da UNIPAMPA, e diretora do Campus Jaguarão. Atualmente é professora Adjunta IV na Universidade Federal do Pampa, professora permanente do Mestrado Profissional em Educação em Jaguarão e professora permanente do Mestrado em Ensino no Campus Bagé. Atuou como coordenadora de área-Pibid da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Na Unipampa tem ampla experiência na gestão sendo membro de vários órgão superiores e tendo atuando em vários espaços de coordenação tais como coordenação do Curso de Pedagogia, coordenação da Especialização em Gestão da Educação Básica, coordenação da Comissão Local de Ensino e coordenação Acadêmica do Campus Jaguarão. Possui projetos de extensão voltados para formação docente e para qualificação de conselheiros municipais de educação. Desenvolve pesquisas na área das políticas educacionais e gestão, alfabetização, letramento e avaliação, em especial avaliações em larga escala e avaliação institucional, sendo líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas, Avaliação e Gestão da Educação-GEPPAGE. 

Downloads

Publicado

2024-04-01

Como Citar

LEITE, F. C. da R.; RODRIGUES, A. C. da S. Os letramentos acadêmicos no ensino superior em um curso de Engenharia Civil. Cadernos do IL, [S. l.], n. 67, p. 307–329, 2024. DOI: 10.22456/2236-6385.134854. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/134854. Acesso em: 17 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de estudos linguísticos