As múltiplas camadas em <i>O agressor</i>, de Rosário Fusco

Autores/as

  • Rosicley Andrade Coimbra Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Susylene Dias de Araujo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Laynne Victória dos Santos Feitosa de Lima Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.134791

Resumen

Este artigo aborda a contribuição do escritor brasileiro Rosário Fusco para a literatura brasileira, focando em sua participação no Movimento Verde a partir de uma leitura de O Agressor, livro publicado em 1943 no Rio de Janeiro. A visada surrealista de Fusco revela-se pautada em indícios, abrindo margem para múltiplas interpretações e leituras. Apesar da crítica negativa de Antonio Candido direcionada ao livro e mais diretamente ao escritor, o romance, por certo modernista, pode ser lido a partir de muitas outras chaves de interpretações. Considerar aspectos do movimento surrealista é um ponto de partida, conforme apresentaremos ao longo do texto, dividido por temáticas que revelam a trama de indícios elaborada por Fusco, mais um modernista brasileiro, esquecido.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rosicley Andrade Coimbra, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professor Colaborador na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Cassilândia, com atuação na área de Letras/Literatura. Doutor em Letras pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Susylene Dias de Araujo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Professora Associada na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Campo Grande com atuação na área de Letras/Literatura. Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Laynne Victória dos Santos Feitosa de Lima, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduada em Letras – Português-Inglês pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Unidade Universitária de Campo Grande, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras UEMS/CG. É bolsista do CNPq.

Publicado

2024-03-26

Cómo citar

COIMBRA, R. A.; ARAUJO, S. D. de; LIMA, L. V. dos S. F. de. As múltiplas camadas em <i>O agressor</i>, de Rosário Fusco . Cadernos do IL, [S. l.], n. 66, p. 273–294, 2024. DOI: 10.22456/2236-6385.134791. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/134791. Acesso em: 27 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos de estudos literários