A escrita no contexto escolar: um olhar discursivo

Autores

  • Raphaela Chittolina Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/2236-6385.134492

Resumo

Este artigo trata da escrita pensada no contexto escolar a partir do olhar enunciativo de Émile Benveniste e seus pesquisadores, bem como inspirada pelo pensamento de Simões et al. (2012) e Petit (2013). Há uma teorização com base na perspectiva benvenistiana, apresentando a concepção enunciativa da linguagem e de demais pesquisadores de Émile Benveniste. Foi utilizada a metodologia da observação participante do tipo observador como participante (GOLD, 1958) em uma turma do segundo ano do Ensino Médio. O objetivo é refletir acerca da escrita no contexto escolar a fim de pensar mais profundamente na sua finalidade dentro do ensino básico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-04-01

Como Citar

CHITTOLINA, R. A escrita no contexto escolar: um olhar discursivo. Cadernos do IL, [S. l.], n. 67, p. 71–87, 2024. DOI: 10.22456/2236-6385.134492. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdoil/article/view/134492. Acesso em: 17 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos de estudos linguísticos