<I>Retrato calado</I> e <I>A resistência</I>: alguns aspectos formais da produção literária brasileira sobre a ditadura civil-militar (1964-1985)
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.128480Resumo
Analisando a obra ficcional A resistência, de Julián Fuks, e a obra memorialística Retrato calado, de Luiz Roberto Salinas Fortes, propõe-se investigar a relação entre literatura, testemunho e trauma no contexto da violação dos direitos humanos perpetrada pelo estado brasileiro no período da ditadura civil-militar (1964-1985) e sua absolvição pela lei da Anistia. O produto do silenciamento das violações de direitos humanos gera um ressentimento que age nas relações pessoais e nas instituições brasileiras. Sua elaboração pela literatura figura como instrumento de defesa dos direitos humanos, na ficção e na memorialística. Este trabalho responde à pergunta: quais as características formais comuns entre os relatos de violação de direitos humanos presentes nas obras Retrato Calado e A Resistência?
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Henrique Sagebin Bordini

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.