A voz da palavra nas obras de Hilda Hilst de 1950 a 1970
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.127992Abstract
O objetivo deste artigo é demonstrar como a materialidade da voz nas obras hilstianas torna-se multifacetada a partir da exploração de outras linguagens literárias, desvelando suas recorrentes marcas de estilo, sua visão metafisica da criação e a relação da escritura como corpo poético. Para tanto, investigamos as principais pistas deixadas por essa voz, dos anos de 1950 a 1970, recorte de tempo em que Hilst faz sua estreia na poesia, desenvolve uma breve passagem pela dramaturgia e se apresenta na prosa. Essa leitura é feita primordialmente pela perspectiva conceitual de voz apresentada por Zumthor. A partir disso, evidencia-se o fluxo dessas diversas manifestações de gênero literário, que ampliaram o território artístico de Hilst, e a experiência estética de seus leitores.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Maria Andrade Vieira, Annita Costa Malufe

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
(a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
(b) Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
(c) Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).
(d) Os autores estão conscientes de que a revista não se responsabiliza pela solicitação ou pelo pagamento de direitos autorais referentes às imagens incorporadas ao artigo. A obtenção de autorização para a publicação de imagens, de autoria do próprio autor do artigo ou de terceiros, é de responsabilidade do autor. Por esta razão, para todos os artigos que contenham imagens, deve ser encaminhada por correio postal uma declaração, assinada pelo autor do artigo, de que o uso da imagem foi autorizado, sem qualquer ônus financeiro para os Cadernos do IL.