As canções do exílio e a resistência à ditadura militar em <i>Rio-Paris-Rio</i>, de Luciana Hidalgo
DOI:
https://doi.org/10.22456/2236-6385.127866Resumo
Busca-se verificar a forma que a experiência do exílio na França, motivada pela ditadura militar, se constrói no romance Rio-Paris-Rio. Pretende-se relacionar o papel de canções da MPB mencionadas ao longo do enredo com a experiência no exílio da protagonista. A análise também se volta para os demais estudantes exilados, tomando como pano de fundo o fatídico ano de 1968 no contexto político e cultural do Ocidente. Compreende-se que, na mesma medida em que não obtiveram êxito em se desprender das atrocidades e da truculência do autoritarismo cometidos em sua terra natal, os jovens exilados que protagonizam o romance também encontraram múltiplas formas de resistência, recusando a submissão aos ditames de um sistema conservador e repressivo.
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Copyright (c) 2023 Flávia Dall Agnol de Oliveira

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