Ontologia para Cidades

Autores

  • Brenda Salenave Santana INF-UFRGS
  • Leandro Krug Wives INF-UFRGS
  • José Palazzo Moreira de Oliveira INF-UFRGS

Resumo

Com o crescimento urbano das cidades e o aumento crescente de sua população, a necessidade de gerenciar seus recursos torna-se essencial a fim de garantir a qualidade de vida de sua população, proporcionando um bom nível de inserçãoo social e de cidadania. Nesse contexto, este trabalho preocupa-se em estimular a utilização inteligente de recursos presentes em cidades, aqui denominados de pontos de interesse (PoI).

Apontado no livro “Academia Brasileira de Ciências – Projeto de ciência para o Brasil: Cidades sustentáveis e inteligentes” como um tema de importância, apresentado na Seção Magna da ABC1 de 2017, considera-se aqui inteligente uma cidade na qual seus recursos sejam conhecidos e projetados para seus habitantes, de forma a prover um melhor ambiente a seus cidadãos. Desse modo, mecanismos de recomendação que proporcionem um melhor usufruto de tais recursos de modo a propiciar um ambiente inteligente e melhor aproveitado é um assunto de crescente popularidade.

Dado ainda o aumento das cidades com suporte informacional e o consequente aumento dos pontos de interesse disponibilizados nas mesmas, a variedade de recursos a serem explorados torna-se ainda maior. Assim, tais PoIs, antes conhecidos apenas parcialmente pelo cidadão, passaram a ser descritos e categorizados na Web, estando disponíveis a todos através de dados abertos, os quais, de acordo com a Open Foundation [Definition 2015], são aqueles que podem ser livremente acessados, utilizados e redistribuídos por qualquer pessoa.

Visando atender tal necessidade, esta pesquisa propõe uma estratégia de recomendação de PoIs para cidades inteligentes. Essa leva em consideração não apenas os interesses do usuário, mas também as intenções do usuário que levaram àquela recomendação. Para implementar a abordagem proposta, foi projetada uma ontologia para representar PoIs em cidades inteligentes. A partir dela, é implementada uma heurística de recomendação que toma por base o perfil, os interesses, e as intenções do usuário e oferece a ele uma lista de POIs que atendam tais restrições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-26

Como Citar

Salenave Santana, B., Krug Wives, L., & Palazzo Moreira de Oliveira, J. (2018). Ontologia para Cidades. Cadernos De Informática, 10(1), 10–14. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdeinformatica/article/view/v10n1201810-14