Investigando os aspectos culturais na formação de grupos da aprendizagem colaborativa: uma revisão da literatura

Autores

  • Helena Macedo Reis ICMC- USP
  • Bruna de Oliveira UDESC
  • Seiji Isotani ICMC- USP
  • Isabela Gasparini UDESC

Resumo

Aprendizagem colaborativa é um paradigma que pressupõe que alunos trabalhem em grupos, compartilhando conhecimento e ajudando uns aos outros na resolução de dúvidas e problemas que são comuns no processo de ensino e aprendizagem. Porém, a tarefa de formação e acompanhamento dos grupos não é trivial, visto que existem diversas variáveis que não só influenciam na composição, mas também no comportamento dos membros de cada grupo. Visando interações positivas que tornem o aprendizado mais efetivo e duradouro para os alunos, este artigo tem como objetivo investigar os aspectos culturais na formação de grupos de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-10-11

Como Citar

Reis, H. M., de Oliveira, B., Isotani, S., & Gasparini, I. (2014). Investigando os aspectos culturais na formação de grupos da aprendizagem colaborativa: uma revisão da literatura. Cadernos De Informática, 8(3), 25–29. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdeinformatica/article/view/v8n3p25-29