Uso da Realidade Aumentada como Apoio ao Ensino do Campo Magnético de um Ímã

Autores

  • Suzana da Hora Macedo Instituto Federal Fluminense / Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Cristina Villanova Biazus Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Filipe Arantes Fernandes Fundação Educacional e Cultural São José

Resumo

Propõe-se neste trabalho a utilização de um ambiente desenvolvido em Realidade Aumentada como apoio ao ensino do campo magnético de um ímã. No ambiente criado em Realidade Aumentada há a presença simultânea de objetos reais e virtuais. Neste ambiente são visualizados os campos magnéticos, do mundo virtual, que ficarão ao redor de um ímã, no mundo real. Foi criado um protótipo com software baseado em Realidade Aumentada que foi testado e ensaiado junto aos alunos. Nesse protótipo, o aluno pode visualizar em 3D e interagir com o campo magnético de um ímã em forma de barra. A partir dos resultados obtidos, foram feitas análises e avaliações para a conclusão do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Macedo, S. da H., Biazus, M. C. V., & Fernandes, F. A. (2011). Uso da Realidade Aumentada como Apoio ao Ensino do Campo Magnético de um Ímã. Cadernos De Informática, 6(1), 117–123. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdeinformatica/article/view/v6n1p117-123