Monitoramento navegacional do aluno para descoberta de padrões de preferências de aprendizagem no Moodle

Autores

  • Núbia dos S. Rosa Santana dos Santos PPGIE-CINTED, UFRGS
  • Isabela Gasparini
  • Ana Marilza Pernas PPGC-Instituto de Informática, UFRGS Centro de Desenvolvimento Tecnológico – UFPel
  • José Palazzo Moreira De Oliveira PPGC-Instituto de Informática, UFRGS
  • José Valdeni De Lima PPGIE-CINTED, UFRGS PPGC-Instituto de Informática, UFRGS
  • Marcelo S. Pimenta PPGC-Instituto de Informática, UFRGS
  • Leandro Krug Wives
  • Mariano Nicolao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
  • Alejandro Fernandez LIFIA, UNLP
  • Rodolfo Miranda de Barros Departamento de Computação, UEL

Resumo

A análise de padrões de comportamento na Web tem por objetivo a descoberta automática ou semi-automática de padrões de acesso gerados por usuários de sites Web de tal forma que esta informação possa ser utilizada em sistemas de recomendação ou sistemas voltados à personalização de ensino ou de acesso a conteúdos.  No caso da personalização, a adaptação é realizada relacionando-se informações sobre o domínio da aplicação com informações sobre o perfil de navegação dos usuários. Neste contexto, o presente trabalho descreve uma arquitetura para a aquisição automática de perfis de classes de usuários, a partir da captura de eventos gerados por ações de alunos no ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Ao final, apresenta-se a metodologia para adaptação do estilo navegacional às preferências do aluno, desde a preparação dos objetos de aprendizagem até a detecção e monitoramento dinâmico dos eventos configurados no ambiente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Gasparini

PPGC-Instituto de Informática, UFRGS

Departamento de Ciência da Computação, UDESC

Leandro Krug Wives

PPGIE-CINTED, UFRGS

PPGC-Instituto de Informática, UFRGS

Downloads

Como Citar

Santos, N. dos S. R. S. dos, Gasparini, I., Pernas, A. M., Oliveira, J. P. M. D., Lima, J. V. D., Pimenta, M. S., Wives, L. K., Nicolao, M., Fernandez, A., & Barros, R. M. de. (2011). Monitoramento navegacional do aluno para descoberta de padrões de preferências de aprendizagem no Moodle. Cadernos De Informática, 6(1), 109–116. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/cadernosdeinformatica/article/view/v6n1p109-116