https://seer.ufrgs.br/index.php/brasilbrazil/issue/feed Brasil/Brazil 2025-05-25T19:42:28-03:00 Luiz Fernando Valente luiz_valente@brown.edu Open Journal Systems <p>BRASIL/BRAZIL publica apenas ensaios inéditos sobre Literatura Brasileira e Literatura Comparada enfocando a Literatura Brasileira, bem como resenhas, entrevistas com escritores, traduções para o inglês e inéditos de poesia e prosa de autores brasileiros. </p> <p>BRASIL/BRAZIL publishes only original scholarly articles on Brazilian literature and in Comparative Literature with a focus on Brazilian literature, as well as book reviews, interviews with writers, English language translations of Brazilian literature and unpublished prose and poetry by Brazilian authors. </p> <h4>EDITORS/EDITORES</h4> <div class="member"> <ul> <li>Nelson H. Vieira, Brown University</li> <li>Luiz Fernando Valente, Brown University</li> <li>Regina Zilberman, Universidade Federal do Rio Grande do Sul</li> <li>Maria da Glória Bordini, Universidade Federal do Rio Grande do Sul</li> </ul> </div> <p><strong>EDITORIAL BOARD/CONSELHO EDITORIAL</strong></p> <p>USA</p> <ul> <li>Earl Fitz (Vanderbilt University)</li> <li>Marguerite Itamar Harrison (Smith College)</li> <li>Paul Dixon (Purdue University)</li> <li>Pedro Meira Monteiro (Princeton University)</li> <li>Renata Wasserman (Wayne State University)</li> <li>Thayse Leal Lima (University of Maryland)</li> <li>Christopher J. Dunn (Tulane University)</li> </ul> <p>BRASIL</p> <ul> <li>José Luís Jobim (Universidade Federal Fluminense)</li> <li>Karl Erik Schollhammer (Pontifícia Universidade Católica São Paulo)</li> <li>Maria Ester Maciel (Universidade Federal de Minas Gerais)</li> <li>Marisa Lajolo (Universidade Mackenzie)</li> <li>Marta de Senna (Fundação Casa de Rui Barbosa)</li> <li>Juracy Assmann Saraiva (FEEVALE)</li> <li>Simone Pereira Schmidt (Universidade Federal de Santa Catarina)</li> </ul> https://seer.ufrgs.br/index.php/brasilbrazil/article/view/147727 JÚLIA LOPES DE ALMEIDA THE FAMILY MEDEIROS 2025-05-25T18:56:33-03:00 Michael J. Tufft revbrasilbrazil@gmail.com <p>Translation by</p> <h5><strong>Michael J. Tufft</strong></h5> 2025-05-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Brasil/Brazil https://seer.ufrgs.br/index.php/brasilbrazil/article/view/147728 ADRIANA LISBOA: LITERATURA, LUTO E HUMANIDADE 2025-05-25T19:01:20-03:00 Jordan B. Jones revbrasilbrazil@gmail.com <p>In the fall of 2019, I taught a course on Brazilian culture and social justice, which I developed with extensive mentoring from Leila Lehnen. During the course my students and I discussed Adriana Lisboa’s short story “Glória” (2016), and I reached out to her beforehand to invite her to join our discussion via Skype, which she graciously agreed to. She also allowed me to interview her via Skype on October 25, 2019, as part of a research project investigating human rights and literature in Brazil. After a long delay caused by the pandemic and by changes in professional and personal circumstances, I reconnected with Lisboa and asked if we could revisit the interview and explore a few additional questions, which we did in early 2025. I’m grateful to Lisboa for sharing her insights with me, to the faculty and staff of the Department of Portuguese and Brazilian Studies at Brown for supporting my research during this time, and to the College of Humanities at Brigham Young University for granting funding in 2022 that allowed me to hire several research assistants (Carrie Janotti, Xana Furtado, Ashton Tolento, and Cayden Bro) to help transcribe and analyze this and other interviews.</p> 2025-05-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Brasil/Brazil https://seer.ufrgs.br/index.php/brasilbrazil/article/view/147713 WRITING, LUGAR DE FALA, AND IMAGINATIVE LISTENING IN CONTEMPORARY BRAZILIAN LITERATURE 2025-05-25T16:35:45-03:00 Jordan B. Jones revbrasilbrazil@gmail.com Ashton V. Tolento revbrasilbrazil@gmail.com Cayden C. Bro revbrasilbrazil@gmail.com <p><strong>Resumo: </strong>Em discussões sobre a literatura, o termo <em>lugar de fala</em> é entendido e usado de maneiras diferentes, muitas vezes durante debates sobre que tipo de personagens e histórias um determinado escritor pode escrever realística e eticamente, dadas sua identidade e experiência de vida. Neste artigo, exploramos <em>lugar de fala</em> analisando textos curtos de quatro autores brasileiros: “Espiral” (2018), de Geovani Martins; uma série de poemas da coleção <em>Só por hoje vou deixar meu cabelo em paz</em> (2014), de Cristiane Sobral; “Glória” (2016), de Adriana Lisboa; e “Comer sushi em Beirute” (2014), de Luiz Ruffato. Apesar de usado muitas vezes de forma negativa para tentar limitar aquilo que um autor ou uma pessoa pode ou deve dizer, exploramos o conceito de <em>lugar de fala</em> de maneira expansiva e argumentamos que, talvez surpreendentemente, os quatro autores sob consideração enxergam a escrita como forma importante de escuta imaginativa.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> <em>Lugar de fala</em>; Literatura brasileira contemporânea; Geovani Martins; Cristiane Sobral; Adriana Lisboa; Luiz Ruffato</p> <p>&nbsp;</p> 2025-05-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Brasil/Brazil https://seer.ufrgs.br/index.php/brasilbrazil/article/view/147716 FORMAÇÃO DA LITERATURA BRASILEIRA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: INDÍCIOS DE UMA ASSIMILAÇÃO PROBLEMÁTICA 2025-05-25T16:44:12-03:00 Luís Fernando Portela revbrasilbrazil@gmail.com <p><strong>Resumo:</strong> Este artigo tem como objetivo analisar as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para literatura no Ensino Médio, em suas convergências com o conceito de <em>formação </em>proposto por Antonio Candido em <em>Formação da literatura brasileira</em>: momentos decisivos. Busca-se estabelecer essa relação com apoio na leitura crítica desse conceito proposta por Luís Augusto Fischer, que aponta tanto o “vigor” atual do pensamento formativo de Candido quanto seus “pontos cegos”. São feitas, ainda, considerações sobre o lugar da literatura na BNCC e sua abordagem, com o auxílio da pesquisa de Gabriela Luft sobre documentos curriculares anteriores e as provas do Enem. Será, por fim, abordado, como breve contraponto, um outro olhar para a compreensão da literatura brasileira, a partir da sua concepção por Vianna Moog, a título de dar luz a outros caminhos possíveis para o ensino de literatura, sem desconsiderar o pensamento estruturante da <em>formação </em>candidiana.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Literatura; Educação; <em>Formação da Literatura Brasileira</em>; Antonio Candido; Base Nacional Comum Curricular (BNCC).</p> 2025-05-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Brasil/Brazil https://seer.ufrgs.br/index.php/brasilbrazil/article/view/147718 “QUE BESTA TU ÉS DE ASAS”: UMA ANÁLISE TEXTO-VISUAL DA MULHER E DA TERRA EM DESMUNDO E AMRIK DE ANA MIRANDA 2025-05-25T16:49:23-03:00 Inês de Almeida Forjaz de Lacerda revbrasilbrazil@gmail.com <p><strong>Resumo: </strong>Ana Miranda, nos seus romances <em>Desmundo</em> (1996) e <em>Amrik</em> (1997), apresenta visões de hibridismo e ecologia, explorando o cruzamento entre humano e animal, real e imaginário. Este estudo investiga a representação feminina no Brasil conforme descrita pela autora, concentrando-se nas protagonistas Oribela e Amina e a sua relação com a terra. Analisamos as ilustrações que abrem cada capítulo das obras, identificando símbolos que contribuem para as temáticas femininas, como o questionamento e a corporalidade. Com base na noção de “textualidades híbridas” de Zoë Sadokierski (2010) e no conceito de “entre-lugar” de Silviano Santiago (1971), examinamos a interação entre texto e imagem, destacando a multimodalidade como elemento constitutivo das obras. As ilustrações, em diálogo com as personagens, representam as tensões da experiência feminina e servem como espaço intersticial para explorar questões de identidade, cultura, religião, sexualidade e gênero no meio-ambiente brasileiro. Cada narrativa desafia pensamentos totalizantes, revelando vozes silenciadas e introduzindo uma alteridade dialógica que questiona representações tradicionais da imagem feminina e a sua ligação à ecologia. Assim, Ana Miranda cria um espaço brasileiro plural e resistente a interpretações simplistas, onde a presença texto-visual é colaborativa e diversificada.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Estudos de Gênero; Ilustração; Estudos Visuais; Colonialismo, Ecocrítica, Imigração</p> <p>&nbsp;</p> 2025-05-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Brasil/Brazil https://seer.ufrgs.br/index.php/brasilbrazil/article/view/147722 INFÂNCIA DE GRACILIANO RAMOS: A estética da seca no romance autobiográfico 2025-05-25T18:31:38-03:00 José Antonio Klaes Roig revbrasilbrazil@gmail.com <p class="Recuodecorpodetexto21" style="margin-left: 0cm; line-height: 115%;"><strong><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 115%; font-family: 'Aldine401 BT',serif;">Resumo: </span></strong><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 115%; font-family: 'Aldine401 BT',serif;">O presente ensaio analisa a obra <em>Infância</em>, do escritor brasileiro Graciliano Ramos, autobiografia que narra a infância do autor, marcada por experiências traumáticas e uma relação conturbada com os pais. A análise destaca a estrutura modular da obra, semelhante à novela <em>Vidas Secas</em>, e a estética da seca, que permeia a narrativa. O ensaio também explora a relação entre a autobiografia e a ficção, e como a obra de Ramos subverte os arquétipos de casa e família. Além disso, o texto discute a recorrência de termos que remetem à prisão, refletindo a experiência do autor com a opressão familiar e política. A análise conclui que a escrita de Ramos é uma antítese da água que inunda, sendo uma escrita seca que permite ao leitor uma profunda imersão no ambiente autobiográfico.</span></p> <p class="Recuodecorpodetexto21" style="margin-left: 0cm; line-height: 115%;"><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 115%; font-family: 'Aldine401 BT',serif;">&nbsp;</span></p> <p class="Recuodecorpodetexto21" style="margin-left: 0cm; line-height: 115%;"><strong><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 115%; font-family: 'Aldine401 BT',serif;">Palavras-chave</span></strong><span style="font-size: 11.0pt; line-height: 115%; font-family: 'Aldine401 BT',serif;">: <em>Infância</em>; Autobiografia; Romance; Estética; Seca.</span></p> 2025-05-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Brasil/Brazil https://seer.ufrgs.br/index.php/brasilbrazil/article/view/147723 OS ESPAÇOS EM K. RELATO DE UMA BUSCA A PARTIR DE OSMAN LINS 2025-05-25T18:35:29-03:00 Flávia Santos da Silva revbrasilbrazil@gmail.com <p><strong>Resumo:</strong> Este trabalho tem como objetivo investigar a construção do espaço ficcional no romance <em>K.: Relato de uma busca</em>, de Bernardo Kucinski, sob a luz das categorias propostas por Osman Lins em <em>O Espaço Romancesco</em> (1976). A análise se concentra na forma como os espaços se articulam com os sentimentos, memórias e transformações do protagonista, funcionando como elementos significativos em três momentos da narrativa. Por meio da ambientação dissimulada, reflexa e franca, os lugares visitados por K. durante sua busca pela filha desaparecida se tornam expressões simbólicas de sua interioridade, revelando uma vivência espacial densa e subjetiva.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Espacialidade ficcional; Ambientação; Osman Lins; Bernardo Kucinski; K.</p> 2025-05-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Brasil/Brazil https://seer.ufrgs.br/index.php/brasilbrazil/article/view/147724 LITERATURA PARA A INFÂNCIA E LUGAR DE FALA: DE QUEM É A VOZ? 2025-05-25T18:40:22-03:00 Regina Zilberman revbrasilbrazil@gmail.com <p><strong>Resumo: </strong>Focalizando o livro infantil de Ziraldo, <em>O Menino Marrom,</em> com uma breve consideração paralela sobre o <em>Avesso da Pele</em>, de Jefferson Tenório, o ensaio examina como a diferença de cor é encarada pelas personagens infantis e pelo narrador-autor, em contraste com as tentativas de banimento da obra das leituras adotadas em escolas, impulsionadas pelo temor dos adultos de sua influência prejudicial.&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: <em>O Menino Marrom</em>; <em>O Avesso da Pele</em>; Censura; Preconceito Racial.</p> 2025-05-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Brasil/Brazil https://seer.ufrgs.br/index.php/brasilbrazil/article/view/147725 ‘DE TÃO LONGE, NÃO SE PODE FAZER IDEIA PERFEITA’: TRANSLATING JÚLIA LOPES DE ALMEIDA’S A FAMÍLIA MEDEIROS 2025-05-25T18:45:24-03:00 Michael J. Tufft revbrasilbrazil@gmail.com <p>.</p> 2025-05-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Brasil/Brazil https://seer.ufrgs.br/index.php/brasilbrazil/article/view/147726 OS ESTUDOS LITERÁRIOS E SUAS CIRCUNSCRIÇÕES DISCIPLINARES 2025-05-25T18:49:53-03:00 Roberto Acízelo de Souza revbrasilbrazil@gmail.com <p><strong>Resumo: </strong>Na sua história de dois mil e quinhentos anos, os estudos literários, não obstante a multiplicidade das orientações em que se ramificam, apresentam basicamente dois padrões quanto ao seu <em>status </em>disciplinar: tendem ora a definir-se como disciplina específica, ora como convergência de disciplinas.</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Estudos literários; Status disciplinar.</p> 2025-05-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Brasil/Brazil https://seer.ufrgs.br/index.php/brasilbrazil/article/view/147729 Marcílio Godói; Cláudio Reis. João e o pé de Sertão: O infinito de Rosa pela Linguageira. Belo Horizonte: Editora Miguilim, 2022. 120 pp. 2025-05-25T19:07:48-03:00 Paulo Moreira revbrasilbrazil@gmail.com 2025-05-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Brasil/Brazil https://seer.ufrgs.br/index.php/brasilbrazil/article/view/147730 Alice Sant’Anna. Acrobata. São Paulo: Companhia das Letras. Edição do Kindle. 2024. 2025-05-25T19:10:51-03:00 Suzana Pagot revbrasilbrazil@gmail.com 2025-05-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Brasil/Brazil https://seer.ufrgs.br/index.php/brasilbrazil/article/view/147731 Bender, Ivo. Nove textos breves para teatro. Organização Fabiano Tadeu Grazioli. Erechim: Rubrica Edições, 2024. 147 p. 2025-05-25T19:15:44-03:00 Luciana Morteo Éboli revbrasilbrazil@gmail.com 2025-05-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Brasil/Brazil https://seer.ufrgs.br/index.php/brasilbrazil/article/view/147732 Ana dos Santos. Maiúscula. Porto Alegre: Libretos, 2024. 104 p. 2025-05-25T19:21:31-03:00 Taiasmin Ohnmacht revbrasilbrazil@gmail.com 2025-05-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Brasil/Brazil https://seer.ufrgs.br/index.php/brasilbrazil/article/view/147733 Carolina Panta. Falso Lago. Porto Alegre: Zouk, 2023. 174 p. 2025-05-25T19:25:02-03:00 Christini Roman de Lima revbrasilbrazil@gmail.com 2025-05-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Brasil/Brazil https://seer.ufrgs.br/index.php/brasilbrazil/article/view/147734 Michel Laub. Passeio com o gigante. São Paulo: Companhia das Letras, 2024. 160p. 2025-05-25T19:28:04-03:00 Carlos André Moreira revbrasilbrazil@gmail.com 2025-05-25T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Brasil/Brazil