MAKUNAIMÃ/MACUNAÍMA: A ENCENAÇÃO DA AUTORIA INDÍGENA

Autores

  • José Luís Jobim Universidade Federal Fluminense
  • Roberto Mibielli Universidade Federal de Roraima
  • Anna Paula Ferreira da Silva Universidade Federal Fluminense
  • Sheila Praxedes Pereira Campos Universidade Federal de Roraima

Resumo

Resumo: Ao reunir narrativas orais dos povos Pemón e Macuxi com suas reformulações no registro etnográfico de Theodor Koch-Grünberg e na literatura modernista do Macunaíma de Mário de Andrade, a peça teatral Makunaimã: o mito através do tempo estabelece uma articulação intertextual que coloca em relação diferentes temporalidades e formas de produção discursiva. Neste ensaio, propomos uma análise organizada em torno de três eixos críticos: a inserção de autores reais como personagens e a problematização dos limites entre representação e realidade na construção dramatúrgica; a dimensão editorial e autoral do texto enquanto construção marcada por protocolos de legitimação e inscrição coletiva; e a recorrência temática como forma de reafirmação discursiva na literatura indígena contemporânea.

 Palavras-chave: Macunaíma; teatro; criação coletiva; arte indígena contemporânea.

 

 

Abstract: By bringing together oral narratives of the Pemón and Macuxi peoples with their reformulations in the ethnographic record of Theodor Koch-Grünberg and in the modernist literature of Macunaíma by Mário de Andrade, the play Makunaimã: o mito através do tempo establishes an intertextual articulation that relates different temporalities and forms of discursive production. In this essay, we propose an analysis organized around three critical axes: the inclusion of real authors as characters and the problematization of the limits between representation and reality in the dramaturgical construction; the editorial and authorial dimension of the text as a construction marked by protocols of legitimation and collective inscription; and thematic recurrence as a form of discursive reaffirmation in contemporary indigenous literature.

Keywords: Macunaíma; theater; collective creation; contemporary indigenous art.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luís Jobim, Universidade Federal Fluminense

José Luís Jobim é Doutor em Letras (1986) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi visiting scholar na Stanford University (2001) e ocupou a Chaire des Amériques na Universidade de Rennes 2 (2020); deu cursos e fez conferências em várias universidades do Brasil e do exterior, entre as quais: Sorbonne Nouvelle (Paris 3), Universidade de Roma La Sapienza (Itália), Yale University, Princeton University, University of Manchester, Universidad de Chile, Universidad de La Republica Oriental de Uruguay. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense, atuando no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura. Foi Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde foi diretor do Instituto de Letras, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras e membro do Conselho Universitário.

Roberto Mibielli, Universidade Federal de Roraima

Roberto Mibielli doutorou-se em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2007) e realizou pós-doutorado também pela UFF (2016) e um segundo pós-doutorado pela Universidade de Rondônia. É professor Associado da Universidade Federal de Roraima, onde atua na área de Letras, trabalhando principalmente os seguintes temas: ensino de literatura, teoria e ensino, literatura brasileira e literatura da/na Amazônia. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras da UFRR de janeiro de 2017 a dezembro de 2020. Fundou, juntamente com colegas pesquisadores da UFRR, os laboratórios: LLEAL - Laboratório de Leitura, Estudo e Análise Literária e LABLAR - Laboratório de Literaturas da Amazônia e de Roraima. Criou e coordena o Grupo de Estudos Literários Comparados, Cultura e Ensino de Literatura (DGP/CNPq).

Anna Paula Ferreira da Silva, Universidade Federal Fluminense

Anna Paula Ferreira da Silva é Professora do curso pré-vestibular Acadêmico News. Possui Graduação e Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Roraima. É Doutoranda em Estudos de Literatura pela Universidade Federal Fluminense.

Sheila Praxedes Pereira Campos, Universidade Federal de Roraima

Sheila Praxedes Pereira Campos é Professora de Literatura e Ensino na Universidade Federal de Roraima. Atua nas especialidades de Teoria da Literatura, Literatura Comparada, Literatura Brasileira e Literatura Amazônica. Seus artigos privilegiam temas indígenas, com ênfase em Macunaíma.

Downloads

Publicado

2025-08-01

Edição

Seção

ENSAIO/ESSAY