MAKUNAIMÃ/MACUNAÍMA: A ENCENAÇÃO DA AUTORIA INDÍGENA
Resumo
Resumo: Ao reunir narrativas orais dos povos Pemón e Macuxi com suas reformulações no registro etnográfico de Theodor Koch-Grünberg e na literatura modernista do Macunaíma de Mário de Andrade, a peça teatral Makunaimã: o mito através do tempo estabelece uma articulação intertextual que coloca em relação diferentes temporalidades e formas de produção discursiva. Neste ensaio, propomos uma análise organizada em torno de três eixos críticos: a inserção de autores reais como personagens e a problematização dos limites entre representação e realidade na construção dramatúrgica; a dimensão editorial e autoral do texto enquanto construção marcada por protocolos de legitimação e inscrição coletiva; e a recorrência temática como forma de reafirmação discursiva na literatura indígena contemporânea.
Palavras-chave: Macunaíma; teatro; criação coletiva; arte indígena contemporânea.
Abstract: By bringing together oral narratives of the Pemón and Macuxi peoples with their reformulations in the ethnographic record of Theodor Koch-Grünberg and in the modernist literature of Macunaíma by Mário de Andrade, the play Makunaimã: o mito através do tempo establishes an intertextual articulation that relates different temporalities and forms of discursive production. In this essay, we propose an analysis organized around three critical axes: the inclusion of real authors as characters and the problematization of the limits between representation and reality in the dramaturgical construction; the editorial and authorial dimension of the text as a construction marked by protocols of legitimation and collective inscription; and thematic recurrence as a form of discursive reaffirmation in contemporary indigenous literature.
Keywords: Macunaíma; theater; collective creation; contemporary indigenous art.