MANUEL BANDEIRA E O CARNAVAL

Autores

  • Maria Aparecida Ribeiro Centro de Literatura Portuguesa Universidade de Coimbra

Resumo

Resumo: O ensaio apresenta adaptações da poesia de Manuel Bandeira em forma de sambas, enfatizando as surgidas em Recife e o samba-enredo encenado no Carnaval carioca pela escola de samba Portela. Fornece dados sobre os autores e as letras das adaptações e reflete sobre a presença do Carnaval na obra do poeta.

Palavras-Chave: Manuel Bandeira; poesia adaptada; sambas carnavalescos.

 

ABSTRACT: This essay presents adaptations of Manuel Bandeira's poetry in the form of sambas, emphasizing the ones appeared in Recife and the samba-enredo performed during Rio de Janeiro's Carnival by the samba school Portela. It provides information about the authors and the lyrics of the adaptations, and reflects on the presence of Carnival in the poet's work.

Keywords: Manuel Bandeira; adapted poetry; carnival sambas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Ribeiro, Centro de Literatura Portuguesa Universidade de Coimbra

Maria Aparecida Ribeiro doutorou-se em Letras, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1980, com a tese Gil Vicente e a Nostalgia da Ordem. Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, por mais de vinte anos, colaborou também com a Universidade Federal Fluminense e com a UniRio. A partir de 1990, foi Professora da Universidade de Coimbra. Através do Projeto Erasmus ou em função de convites, tem-se deslocado para cursos e conferências a Alemanha,Áustria, Holanda, Inglaterra, Espanha, Itália, França e República Checa. Coordenou o Projecto Tempus, envolvendo a Universidade de Coimbra e a Universidade Carolina (Praga, República Checa) e foi, de 1990 a 2012, quando se aposentou, Diretora do Instituto de Estudos Brasileiros da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Entre suas obras, além das dedicadas a José de Alencar, destaca-se: Drummond em Coimbra (Org.) (Coimbra: FLUC, 2004, Col. Estudos, 49.) Também investiga a recepção de Manuel Bandeira em Portugal e em África. É membro integrado do Centro de Literatura Portuguesa e membro colaborador do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos.

Downloads

Publicado

2025-08-01

Edição

Seção

ENSAIO/ESSAY