TRABALHO FORMAL E INSPIRAÇÃO POÉTICA: CONCEPÇÕES DE POESIA EM JOÃO CABRAL DE MELO NETO
Resumo
Resumo: Em “Os três mal-amados”, de 1943, João Cabral de Melo Neto indicou três concepções de poesia ao dramatizar o conflito em que vivia num momento de busca pela própria dicção poética. Elas aparecem problematizadas em escritos teóricos do autor, como “Poesia e composição” e “Da função moderna de poesia”, respectivamente de 1952 e 1954. Na década anterior, Cabral também questiona, de maneira excepcional, o modo de produção poética em uma carta a Clarice Lispector. O conjunto dessas reflexões demarca não somente uma dicção que será privilegiada pelo autor a partir de Psicologia da Composição, de 1947, mas também seu posicionamento a respeito da transitividade da obra de arte contemporânea.
Palavras-chave: Os três mal-amados; Poesia; Trabalho formal; Inspiração.
Abstract: In “Os três mal-amados”, from 1943, João Cabral de Melo Neto indicated three conceptions of poetry when he dramatized the conflict he was going through while searching for his own poetic diction. They are problematized in the author's theoretical writings, such as "Poesia e composição" (Poetry and composition) and "Da função moderna de poesia" (The modern function of poetry), from 1952 and 1954 respectively. In the previous decade, Cabral also questioned, in an exceptional way, the mode of poetic production in a letter to Clarice Lispector. All these reflections mark out not only a diction that will be privileged by the author from the Psychology of Composition on, in 1947, but also his position on the transitivity of contemporary works of art.
Keywords: Os três mal-amados; Poetry; Formal work; Inspiration.