SER DITO “OUTRO” OU REPRESENTAR-SE A SI MESMO: UMA PROPOSTA DE INTERPRETAÇÃO DIALÉTICA DA HISTÓRIA DA REPRESENTAÇÃO DO “OUTRO” NA FICÇÃO BRASILEIRA DO SÉCULO XX

Autores

  • Ismael Cunha Freitas UFRGS
  • Thiago Martins Rodrigues UFRGS
  • Rodrigo Cézar Dias UFRGS

Resumo

Resumo: O presente artigo consiste em uma mirada constelacional para a ficção brasileira produzida ao longo do século XX. Desse modo, abre-se mão de uma leitura linear de obras agrupadas sucessivamente por gêneros em prol da investigação de um problema formal. Tal problema se exprime na constituição e na variação do ponto de vista narrativo dos ditos “outros”. Em uma mirada histórica, propõe-se, assim, a debater a história da figuração desse “outro” em momentos-chave da produção literária brasileira do século XX. Eles irradiam-se para uma observação da conjuntura histórica e social do período analisado e dão elementos para uma interpretação do estágio atual da contradição estrutural brasileira de periferia do capitalismo. As obras analisadas são os romances Cacau, de Jorge Amado, e Cidade de Deus, de Paulo Lins, e o drama Sortilégio, de Abdias Nascimento. Esse exame resulta no questionamento à posição do negro em relação à técnica literária empregada para figurar seu ponto de vista.

Palavras-chave: Ponto de vista; Outro; Ficção brasileira; História da literatura brasileira; Século XX.

 

Abstract: This article consists of a constellational look at Brazilian fiction produced throughout the 20th century. In this way, a linear reading of works successively grouped by genres is abandoned in favor of the investigation of a formal problem. This problem is expressed in the constitution and variation of the narrative point of view of the so-called “others”. In a historical perspective, it proposes, therefore, to debate the history of the figuration of this “other” in key moments of Brazilian literary production in the 20th century. They radiate towards an observation of the historical and social conjuncture of the analyzed period and provide elements for an interpretation of the current stage of the Brazilian structural contradiction on the periphery of capitalism. The works analyzed are the novels Cacau, by Jorge Amado, and Cidade de Deus, by Paulo Lins, and the drama Sortilégio, by Abdias Nascimento. This examination results in questioning the position of blacks in relation to the literary technique used to represent their point of view.

Keywords: Point of view; Other; Brazilian fiction; History of Brazilian literature; 20th century.

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Biografia do Autor

Ismael Cunha Freitas, UFRGS

Ismael Cunha Freitas é mestrando em Letras, na área de Estudos de Literatura, pelo PPG Letras - UFRGS. Pesquisa o Romance de 30, e mais particularmente a atuação do periódico Boletim de Ariel no contexto político e literário da época.

Thiago Martins Rodrigues , UFRGS

Thiago Martins Rodrigues é doutorando em Letras, na área de Estudos de Literatura, pelo PPG Letras - UFRGS. Pesquisa o romance brasileiro contemporâneo de autoria negra.

 

Rodrigo Cézar Dias, UFRGS

Rodrigo Cézar Dias é doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul com período sanduíche na Universidade de Coimbra. Pesquisa a circulação e apropriação da opereta no Brasil no final do século XIX. 

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Publicado

2023-07-10

Edição

Seção

ENSAIO/ESSAY