A MAIOR PONTE DO MUNDO: A DIMENSÃO POR DENTRO DA OBRA

Autores

  • Marinês Kunz Universidade Federal da Paraíba
  • Cláudia Duarte Universidade Feevale
  • Magna Magalhães Universidade Feevale

Resumo

Resumo: O artigo tem como tema as relações entre a literatura, a memória e a identidade no conto “A maior ponte do mundo”, da autoria de Domingos Pellegrini, tendo em vista que textos literários podem propor discussões acerca do social e da história. Nesse sentido, o estudo enfatiza o processo de comunicação narrativa como manifestação do contexto cultural presente no conto literário, publicado em 1977, na obra O homem vermelho. O objetivo desta reflexão é, pois, identificar quais elementos presentes no texto literário manifestam as relações entre a literatura, a memória e a identidade e que sentidos colocam em pauta, instaurando, assim, uma leitura da sociedade brasileira em dado momento histórico. O marco metodológico fundamenta-se na análise discursiva da obra a partir das contribuições teóricas de Paul Ricoeur (1994), Linda Hutcheon (1991), Lília Schwarcz e Heloísa Starling (2015) e Juracy Assmann Saraiva (2009), entre outros. Verificou-se que o conto analisado revela aspectos da realidade social de determinado grupo de trabalhadores brasileiros, não apenas devido ao tema da obra,  mas, sobretudo, por meio das estratégias utilizadas pelo autor em relação à figura do narrador do conto. Lança, desse modo, um olhar crítico sobre as relações de trabalho no Brasil e, consequentemente, acerca da própria história, na medida em que confere voz e visibilidade a setores da sociedade que estão à margem, em geral, relegados ao esquecimento. A literatura, assim, cumpre sua função social de possibilitar o engendramento de um olhar perscrutador e crítico a partir da cosmovisão e das estratégias técnico-composicionais que adota.

Palavras-chave: A maior ponte do mundo; Domingos Pellegrini; Literatura; História; Metaficção historiográfica.

 

Abstract: The article has as its theme the relations between literature, memory and identity in the short story “A maior ponte do mundo”, by Domingos Pellegrini, considering that literary texts can propose discussions about social reality and history. In this sense, the study emphasizes the narrative communication process as a manifestation of the cultural context present in the literary short story, published in 1977, in the work O homem vermelho. The objective of this reflection is, therefore, to identify which elements present in the literary text manifest the relationships between literature, memory and identity and which meanings they bring to the fore, thus establishing a reading of Brazilian society at a given historical moment. The methodological framework is based on the discursive analysis of the work according to the theoretical contributions of Paul Ricoeur (1994), Linda Hutcheon (1991), Lília Schwarcz and Heloísa Starling (2015) and Juracy Assmann Saraiva (2009), among others. The analysis of the short story reveals aspects of the social reality of a certain group of Brazilian workers, not only due to the theme of the l work but, above all, through the strategies used by the author concerning the narrator in the story. Thereby, it launches a critical look at labour relations in Brazil and, consequently, at the history itself, insofar as it gives voice and visibility to sectors of society that are in the margins, in general, relegated to oblivion. Literature, therefore, fulfils its social function of enabling the engendering of a scrutinizing and critical gaze based on the cosmovision and the technical-compositional strategies it adopts.

Keywords: A maior ponte do mundo; Domingos Pellegrini; Literature; History; Historiographic metafiction.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-04-25

Edição

Seção

ENSAIO/ESSAY