AVALIAÇÃO DA QUALIDADE AMBIENTAL URBANA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO NOVO/ES POR MEIO DE INDICADORES: BREVES CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS
Palavras-chave:
Qualidade Ambiental. Indicadores. Bacia HidrográficaResumo
O texto que segue busca enfatizar que o crescimento e o adensamento populacional nas cidades têm aumentado a importância da qualidade dos espaços urbanos, e diante desse tema, este artigo possui o propósito de realizar um levantamento bibliográfico a respeito da avaliação da qualidade ambiental urbana e indicadores ambientais, utilizando como recorte espacial, a Bacia Hidrográfica do rio Novo, localizada no litoral sul capixaba, enfatizando, as características socioculturais e ambientais do município de Piúma, que se localiza no estuário desta Bacia Hidrográfica, direcionando os caminhos que podem ser seguidos para a realização da avaliação de qualidade ambiental de acordo com algumas metodologias que serão abordadas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.