A COMPLEXIDADE COMO MÉTODO DE COMPREENSÃO DA PAISAGEM: A PARALAXE ENTRE O HOMEM E A NATUREZA

Autores

  • Luiz Henrique de Oliveira Santos UFJF
  • Vicente Paulo dos Santos Pinto Professor Associado do Departamento de Geociências (DGEO) do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Palavras-chave:

Paisagem, Método, Homem, Natureza.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma discussão sobre os aspectos da categoria paisagem em alguns momentos da geografia, com objetivo de cociliar os conceitos dentro de um pensamento complexo. Para se chegar ao resultado foi realizada uma revisão bibliográfica do conceito de paisagem, além de um aprofundamento sobre a relação de homem e natureza para estabelecer uma base conceitual sobre estes dois temas presentes na discussão sobre paisagem. Chegou-se a conclusão que através da complexidade é possível utilizar um conceito de paisagem polissêmico com duas entradas com temporalidades diferentes: uma do tempo da natureza e uma do tempo humano. A paisagem é o resultado da paralaxe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Henrique de Oliveira Santos, UFJF

MESTRANDO EM GEOGRAFIA pela UFJF. Possui graduação em LICENCIATURA EM GEOGRAFIA pela FACULDADE PAULISTA SAO JOSE (2014) e graduação em turismo pela Faculdade Estácio de Sá Juiz de Fora (2010). Atualmente é professor de geografia - EENSA e professor de geografia - Colégio Objetivo. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: meio ambiente, demanda, planejamento, turismo e preservação.

Vicente Paulo dos Santos Pinto, Professor Associado do Departamento de Geociências (DGEO) do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Graduado em Geografia pela UFJF (1987). Especialização em Geografia Humana pela Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais (1991), sob orientação do Prof. Cássio E. Viana Hissa. Mestre (1997) e Doutor (2004) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo sido orientado pela Profa. Bertha K. Becker. Pós-doutoramento realizado no Programa em Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, sob a supervisão do Prof. Mauro Guimarães (2017). Atualmente integro o corpo docente dos Programas de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) e em Educação da UFJF (PPGE). Participo do Grupo de Pesquisa Estudos da Paisagem do Instituto de Ciências Humanas da UFJF e do Núcleo de Pesquisa em Educação, Ciências, Matemática e Tecnologia (NEC) da Faculdade de Educação (FACED) da UFJF, como membro do GEA - Grupo de Educação Ambiental. Coordeno o GEMA - Geografia, Educação e Meio Ambiente, vinculado ao DGEO/PPGEO/ICH. Áreas de atuação: Geografia Política e Meio Ambiente; Educação Ambiental e Ensino de Geografia; Ecologia Política e Gestão do Território; Agricultura familiar e Agroecologia.

Downloads

Publicado

2020-09-12

Edição

Seção

Artigos