QUESTÃO AGRARIA E CAPITALISMO: O CASO BRASILEIRO

Autores

  • Edson de Morais Machado Universidade Federal de Santa Catarina - Pesquisador do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LABEUR)

Palavras-chave:

desenvolvimento. agrário. economia. Brasil

Resumo

No Brasil, a questão agrária permanece sendo alvo de intenso debate desde meados do século passado, quando é alavancado com o processo de urbanização/industrialização. Sua correta interpretação foi e ainda é de suma importância. Se o problema não fosse entendido, tampouco seria possível compreender o problema da indústria, nem o papel que os serviços desempenham. Interpretar corretamente era a solução para indicar quais dificuldades deveriam ser enfrentadas e o caminho a seguir. Assim, este artigo tem o objetivo descrever as origens da questão agrária brasileira e seus desdobramentos sob a ótica do processo de desenvolvimento capitalista, apontando as principais teorias desenvolvidas. Busca compreender como o Brasil conseguiu construir seu edifício industrial sem que ocorresse reforma agrária e a conjuntura de quando este processo adentra a agricultura. Aponta como o Estado reagiu diante da passagem da sociedade brasileira, de rural para urbana, ao passo que entrava em um acelerado processo de industrialização em condições de crise agrária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson de Morais Machado, Universidade Federal de Santa Catarina - Pesquisador do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LABEUR)

Bacharelado (2013) e licenciatura  e mestrado(2016) em Geografia na Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Geografia Humana no PPG em Geografia da UFSC pela linha de pesquisa Desenvolvimento Regional e Urbano.

Downloads

Publicado

2020-09-12

Edição

Seção

Artigos