Informação, sensibilização e auxílio para a adequação dos produtores de leite bovino como uma medida para minimizar os problemas ambientais resultantes desta atividade

Autores

  • Thales Silveira Souto Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Jonas Marcelo Meltzer Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Sensibilização, Manejo dos dejetos, Produção de leite bovino.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo auxiliar com uma visão educacional e um foco ambiental os produtores de leite da Associação dos Pequenos Produtores de Leite do Rincão do Ivaí (APPROLERI), no município de Salto do Jacuí/RS, sobre a importância da realização de uma atividade com menor impacto ambiental, destacando a necessidade de atenção sobre o descarte dos resíduos e dejetos. A justificativa deste estudo vem com o intuito de levar em consideração, principalmente, a sensibilização destes produtores quanto a necessidade de rever determinadas atitudes no âmbito do processo produtivo da pecuária bovina de leite, bem como, informá-los da importância de pensar nas questões ambientais e de preservação do meio em que os mesmos vivem. Sendo assim, neste trabalho, sensibilizou os produtores de leite da APPROLERI sobre a importância da realização de uma atividade com menor impacto ambiental, destacando a necessidade de atenção sobre o descarte dos resíduos e dejetos, os quais muitas vezes ocorrem por meio do escoamento para o recurso hídrico próximo as propriedades enfocadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thales Silveira Souto, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em Santa Maria, RS. Bolsista CAPES. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO), na mesma Universidade. Bolsista CAPES (2016). Especialista em Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (2017), na mesma Universidade. Graduado em Geografia com habilitação em Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) / Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) / Campus Pontal, em Ituiutaba, MG (2014). Discente Membro do Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos Regionais e Agrários (NERA). Atuo como educador desde 2016 por meio de aulas particulares e no Ensino para Jovens e Adultos (EJA) no Centro Educacional DOM / Polo Santa Maria, RS.

Jonas Marcelo Meltzer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Participou do programa Andifes/Santander de Mobilidade Acadêmica na Universidade Federal de Viçosa (Viçosa, MG). Foi bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na modalidade de Graduação Sanduíche no Exterior, na Michigan State University (East Lansing, United States). Atuou como bolsista de iniciação científica (PIBIC, CNPq) no Laboratório de Melhoramento e Propagação Vegetativa de Plantas, onde desenvolveu trabalhos com seleção e multiplicação de clones de espécies arbóreas nativas. Foi estagiário de Proteção Florestal na Suzano Papel e Celulose (Imperatriz, MA). Possui experiência em Genética Florestal, Melhoramento Genético de Espécies Florestais e Proteção Florestal, com ênfase em Gestão e Controle de Incêndios Florestais (National Wildfire Coordinating Group - USA).

Publicado

2020-09-12

Edição

Seção

Artigos