A Geografia Econômica na produção científica do Boletim Gaúcho de Geografia: temáticas, abordagens e fases do período de 1974 a 2000
Palavras-chave:
Geografia. Geografia Econômica. Boletim Gaúcho de Geografia. História do Pensamento Geográfico.Resumo
O presente artigo tem como objetivo compreender o perfil da Geografia Econômica (GE) produzida e veiculada nos artigos do Boletim Gaúcho de Geografia (BGG) no período de 1974 a 2000.Este trabalho resgata aspectos da história da GE e, mais especificamente, da GE produzida e veiculada no Estado do Rio Grande do Sul. Sustenta-se em uma investigação de caráter exploratório e descritivo, em que os procedimentos metodológicos consistiram em pesquisa bibliográfica, avaliação e análise de artigos disponíveis no endereço eletrônico <http://seer.ufrgs.br/bgg>. O perfil da GE presente no BGG foi alcançado com a seleção e análise das publicações obtidas. No período em estudo, identificou-se como principal temática a caracterização econômica de regiões e como abordagem predominante a analítico-descritiva. Dentre os temas centrais ou fases da GE predominou a organização do espaço. A temática comércio e a abordagem crítica ou dialética ganharam maior destaque na década de 1990, sendo as questões relativas ao desenvolvimento e ao subdesenvolvimento mais evidentes entre os anos de 1980 e 1989. O estudo envolveu 180 publicações, sendo 46 consideradas pertencentes à GE.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.