Inovação e Combate à Pobreza no Semiárido
Palavras-chave:
Inovação, Pobreza, SemiáridoResumo
A partir da premissa de que a inovação não se restringe à alta tecnologia ou a um intenso grau de pesquisa e desenvolvimento, sendo muito relevante no contexto da agricultura familiar, o objetivo deste trabalho foi caracterizar a dinâmica da inovação dos agricultores familiares no semiárido brasileiro e investigar seu potencial indutor do desenvolvimento e mitigador da pobreza. A metodologia compreendeu a aplicação de questionários estruturados a 810 famílias de agricultores nos estados da Paraíba e Rio Grande do Norte nos meses de junho a agosto de 2018. Os dados apontam dinâmicas de inovação semelhantes nos dois estados: um número reduzido de famílias que inovam, a introdução de novas formas de plantar como a principal inovação e o Estado como o agente indutor determinante do processo inovativo. As conclusões indicam o potencial da inovação na agricultura familiar e a relevância de ações indutoras dos processos inovativos como os investimentos em assistência técnica e extensão rural.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.