Univer-Cidade: Considerações sobre o Campus do Vale da UFRGS na mobilidade urbana do bairro Santa Isabel, Viamão/RS
Palavras-chave:
Urbanização, Universidade, Dinâmica populacional, Mobilidade urbana.Resumo
A temática dessa pesquisa trata da expansão da mobilidade urbana a partir da implantação de Instituições de Ensino Superior (IES), cujo objetivo foi identificar a relação existente entre o bairro viamonense Santa Isabel e o Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através dos serviços de transporte oferecidos dentro do campus e utilizados pela população que vive no seu entorno. A presente pesquisa buscou como estratégia de investigação o Estudo de Caso e os principais instrumentos de coleta de dados foram a entrevista e o questionário com os moradores locais, totalizando uma amostra de 354 pessoas, e dados disponibilizados pelas empresas de transportes Companhia Carris Porto-Alegrense e Empresa de Transportes Viamão Ltda. Em campo analisou-se a relação entre os moradores da amostra e os pontos de serviços oferecidos nas dependências da universidade, estes disponíveis não apenas para a comunidade acadêmica, como também para a população sem vínculos com a instituição. Além disso, a presença do campus é importante na região para a geração de empregos, na dinâmica imobiliária e na mobilidade urbana, sendo, notadamente, o terminal de ônibus localizado dentro do Campus do Vale um dos serviços mais utilizados por 60% dos moradores da amostra.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.