Univer-Cidade: Considerações sobre o Campus do Vale da UFRGS na mobilidade urbana do bairro Santa Isabel, Viamão/RS

Autores

  • Joseli Andrades Maia Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • André Luiz Lopes da Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Pesquisas Hidráulicas

Palavras-chave:

Urbanização, Universidade, Dinâmica populacional, Mobilidade urbana.

Resumo

A temática dessa pesquisa trata da expansão da mobilidade urbana a partir da implantação de Instituições de Ensino Superior (IES), cujo objetivo foi identificar a relação existente entre o bairro viamonense Santa Isabel e o Campus do Vale da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), através dos serviços de transporte oferecidos dentro do campus e utilizados pela população que vive no seu entorno. A presente pesquisa buscou como estratégia de investigação o Estudo de Caso e os principais instrumentos de coleta de dados foram a entrevista e o questionário com os moradores locais, totalizando uma amostra de 354 pessoas, e dados disponibilizados pelas empresas de transportes Companhia Carris Porto-Alegrense e Empresa de Transportes Viamão Ltda. Em campo analisou-se a relação entre os moradores da amostra e os pontos de serviços oferecidos nas dependências da universidade, estes disponíveis não apenas para a comunidade acadêmica, como também para a população sem vínculos com a instituição. Além disso, a presença do campus é importante na região para a geração de empregos, na dinâmica imobiliária e na mobilidade urbana, sendo, notadamente, o terminal de ônibus localizado dentro do Campus do Vale um dos serviços mais utilizados por 60% dos moradores da amostra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joseli Andrades Maia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (POSGEA-UFRGS). Mestre em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR-UFRGS). Especialista em Gestão Ambiental pela Universidade Gama Filho (EaD). Bacharel e Licenciada em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS.

André Luiz Lopes da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Pesquisas Hidráulicas

Professor Titular da UFRGS, Coordenador do Pós-Graduação em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA Pólo UFRGS-IPH), Diretor do IPH/UFRGS 2008-2016. Coordenador do Pós-Graduação em Recursos Hídricos e Sanemento Ambiental do IPH/UFRGS de 2005-2008. Graduado em Engenharia Civil pela UFRGS, Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo IPH/UFRGS, diplomado pelo D. E. A National D'Hydrologie e Doutor em Sciences de L'Eau dans L'Environnement Continental - Université de Montpellier II, França.

Downloads

Publicado

2019-12-01

Edição

Seção

Artigos