REGENERAÇÃO DE DUNAS FRONTAIS NO BALNEÁRIO DO MAR GROSSO, SÃO JOSÉ DO NORTE, RS
Palavras-chave:
Dunas frontais. Ações de manejo. Regeneração dunar. Erosão. SedimentaçãoResumo
Este trabalho visa analisar a regeneração de dunas frontais no balneário do Mar Grosso, município de São José do Norte, sul do Brasil, decorrente de ações de manejo, bem como avaliar a estabilidade da costa no local nos últimos anos. Foi realizada a descrição da situação anterior, bem como o acompanhamento do processo de manejo, utilizando relatos e fotografias de campo. Imagens orbitais obtidas no software Google Earth PRO® e imagens de drone possibilitaram caracterizar a situação mais atual do local. Devido a migração de sedimentos eólicos sobre edificações, entre 2005 e 2009 foram aplicadas diversas ações, como técnicas de retenção de sedimentos, de modo que as dunas fossem recuperadas. Houve relativa estabilidade entre os processos erosivos e de sedimentação da linha de costa entre 2006 e 2015, o que foi relevante na manutenção das ações de manejo implantadas.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.