MODO DE VIDA E TERRITORIALIDADES NA COMUNIDADE PESQUEIRA DE ACHADA PONTA - SANTA CRUZ (CABO VERDE)

Autores

Palavras-chave:

Território. Territorialidade. Modo de Vida. Pescadores e Pesca. Achada Ponta.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade analisar o modo de vida da comunidade pesqueira de Achada Ponta, em Cabo Verde. O seu território é fruto da interação entre o território terrestre e aquático. O modo de vida demonstra uma série de características que singularizam os povos tradicionais, marcadas pelas técnicas e culturas parecidas, e o ambiente, aparentemente homogêneo, necessita de infraestruturas e equipamentos capazes de adaptar o Homem ao meio. O modo de vida dessa comunidade surgiu a partir da sua relação com o ambiente, e com a presença de fatores externos. Para a compreensão das territorialidades foram realizadas entrevistas e coletadas informações por meio da aplicação da chamada cartografia social participativa além de outras referências oriundas de trabalhos acadêmicos que utilizaram os conceitos de modo de vida e territorialidade como subsidio principal. Os resultados indicam que temos na área de estudo distintos modos de vida e territorialidades, e que eles têm na base da sua formação fatores diversos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique da Luz Silva Monteiro, UFPA

Licenciado em Geografia e Ordenamento do Território pela Universidade de Cabo Verde (UNICV) e Mestre no Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal do Pará.

Christian Nunes da Silva, UFPA

Pós-Doutor em Desenvolvimento Regional no PPGMDR/UNIFAP. Professor Adjunto II da Universidade Federal do Pará. Pesquisador do GAPTA/CNPq. Bolsista FAPEAP/CAPES. Docente do Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO/UFPA). Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Pará.

Cristiano Quaresma de Paula, UFPA

Graduado em Geografia Bacharelado pela FURG (2010) e em Licenciatura pelo Claretiano (2016). Mestre e Doutor em Geografia pela UFRGS (2011/2018). Bolsita PNPD da UFPA (2018-2019).

Downloads

Publicado

2019-12-01

Edição

Seção

Artigos