Análise da acessibilidade a equipamentos públicos de educação infantil por meio do método dasimétrico de mapeamento
Palavras-chave:
Equipamentos de educação infantil. Acessibilidade. Método dasimétrico. Geoprocessamento.Resumo
O trabalho investigatório objetivou analisar as condições de acessibilidade aos equipamentos públicos de educação infantil, através do método dasimétrico de mapeamento na bacia hidrográfica do Arroio do Salso, localizada na zona sul do município de Porto Alegre/RS. A operacionalização da pesquisa foi baseada na produção de tabelas, gráficos e mapas temáticos, utilizando-se os softwares Google Earth, Arc Gis 10.1, e Excel 2007. Também foram utilizados os dados do censo do IBGE (2010) e do censo escolar do INEP (2013). A análise foi realizada em duas escalas, primeiramente na escala geral da área de estudo, onde foi identificada uma porção para a instalação de escolas de educação infantil. Após, essa porção foi mapeada de forma mais específica, a fim de se identificar áreas prioritárias para a instalação de novos equipamentos. Como conclusão, destaca-se que a área conjunta dos bairros Aberta dos Morros e Hípica apresentaram consideráveis áreas habitadas muito distantes dos equipamentos de educação infantil mais próximos, sendo identificadas três áreas prioritárias para a implantação desses equipamentos.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.