Análise da acessibilidade a equipamentos públicos de educação infantil por meio do método dasimétrico de mapeamento

Autores

Palavras-chave:

Equipamentos de educação infantil. Acessibilidade. Método dasimétrico. Geoprocessamento.

Resumo

O trabalho investigatório objetivou analisar as condições de acessibilidade aos equipamentos públicos de educação infantil, através do método dasimétrico de mapeamento na bacia hidrográfica do Arroio do Salso, localizada na zona sul do município de Porto Alegre/RS. A operacionalização da pesquisa foi baseada na produção de tabelas, gráficos e mapas temáticos, utilizando-se os softwares Google Earth, Arc Gis 10.1, e Excel 2007. Também foram utilizados os dados do censo do IBGE (2010) e do censo escolar do INEP (2013). A análise foi realizada em duas escalas, primeiramente na escala geral da área de estudo, onde foi identificada uma porção para a instalação de escolas de educação infantil. Após, essa porção foi mapeada de forma mais específica, a fim de se identificar áreas prioritárias para a instalação de novos equipamentos. Como conclusão, destaca-se que a área conjunta dos bairros Aberta dos Morros e Hípica apresentaram consideráveis áreas habitadas muito distantes dos equipamentos de educação infantil mais próximos, sendo identificadas três áreas prioritárias para a implantação desses equipamentos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Godinho Verran, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Tânia Marques Strohaecker, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduação em Arquitetura (UFPel), especialização em Urbanismo (UFRJ), mestrado em Geografia (UFRJ), doutorado em Geociências (UFRGS). Professora Associada no Departamento de Geografia, IGEO, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Downloads

Publicado

2019-12-01

Edição

Seção

Artigos