Lógicas históricas e geográficas nos nomes de ruas na França: a hodonímia e o exemplo de Colmar
Palabras clave:
Nomes de rua. Hodonímia. Toponímia. Geografia urbana. História urbana. Patrimônio. Colmar. Lógicas denominativas.Resumen
Os hodônimos seguem lógicas denominativas bem conhecidas, com fases claramente identificáveis: representação medieval dos nomes de ruas, lógica honorífica e politização dos nomes de ruas; lógica eclética contemporânea. Para a escolha do nome, tanto as práticas como as regras evoluíram ao longo do tempo: atualmente, na França, são os conselhos municipais que decidem os nomes das ruas. Além das lógicas gerais de designação das ruas, existem diversas especificidades locais que analisaremos através do exemplo de Colmar para que possamos conhecer e compreender melhor as cidades francesas e suas fases de desenvolvimento.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.