CRISE AMBIENTAL E DESENVOLVIMENTO URBANO NA CIDADE DE CRATO – CEARÁ: CONSIDERAÇÕES NA PERSPECTIVA DA SUSTENTABILIDADE

Autores

  • João César Abreu de Oliveira Universidade Regional do Cariri (URCA) e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE - Crato).
  • Verônica Salgueiro do Nascimento Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Suely Salgueiro Chacon Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Diego Coelho do Nascimento Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Bruno Ferreira Soares Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • João César Abreu de Oliveira Filho Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Palavras-chave:

Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável, Qualidade de Vida, Sociedade, Natureza,

Resumo

O presente artigo tem por finalidade analisar a questão urbana/ambiental na cidade do Crato – CE. A metodologia utilizada se constitui em procedimentos qualitativos de investigação pautados na pesquisa bibliográfica e análise documental, além da observação e percepção da cidade. A investigação justifica-se na perspectiva de compreender a cidade, enfocando as ações e os impactos ambientais em virtude das políticas públicas adotadas e o seu desenvolvimento urbano nos últimos anos. Buscou-se entender essa cidade como um processo de produção e reprodução das relações sociais, no sentido de percebê-la como produto das contradições do modelo de desenvolvimento do capital. Essa cidade não compreende a relação sociedade/natureza como algo indissociável, ao contrário, acirra as contradições da mesma, percebendo a natureza como um bem a ser explorado infinitamente. Os resultados demonstram que a cidade do Crato não se destina a satisfazer as necessidades primordiais da população, ainda que estejam surgindo novas formas de repensá-la, a partir de práticas comunitárias e individuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João César Abreu de Oliveira, Universidade Regional do Cariri (URCA) e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE - Crato).

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (1987). Especialização em Geografia pela UFC/CE (1995) e Especialização em Ecoturismo pela Universidade Federal de Lavras/MG (2002). Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (1998). Doutorado em Educação pela UFC (2008). Estágio Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Professor Associado N da Universidade Regional do Cariri (URCA) e Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - Campus Crato (IFCE - Crato). 

Verônica Salgueiro do Nascimento, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Psicóloga, possui doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2009) e Pós-Doutorado no programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015).Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase nos estudos sobre Juventudes, Escola e Cultura de Paz. É professora da Universidade Federal do Caeará -UFC. 

Suely Salgueiro Chacon, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1990), Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (1994) e Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é Professora e Pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Diego Coelho do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Licenciado em Geografia (URCA), Especialista em Geografia e Meio Ambiente (URCA), Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Ceará – Campus Cariri e Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente, é professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Bruno Ferreira Soares, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Regional do Cariri - URCA.  Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela Universidade Regional do Cariri - URCA e em Geopolítica e História pelas Faculdades Integradas de Patos - FIP. Mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável pela Universidade Federal do Cariri - UFCA e Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

João César Abreu de Oliveira Filho, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF

Possui Graduação em Geografia pela Universidade Regional do Cariri - URCA, Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB e Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE.

Downloads

Publicado

2018-08-21

Edição

Seção

Artigos