Sistema de informações geográficas (SIG) para gestão municipal: análise espacial dos anúncios publicitários no município de São Leopoldo-RS
Palavras-chave:
Sistema de Informações Geográficas. Geoprocessamento. Gestão Municipal.Resumo
Um sistema de informação geográfica (SIG) é uma tecnologia amplamente utilizada para a análise espacial e gestão territorial. Este estudo teve como objetivo construir um SIG para subsidiar a análise espacial da instalação de anúncios publicitários no território municipal de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, visando atender a legislação vigente. Os planos de informação que compõem do SIG são: anúncios instalados, rodovias, raio de distância de 150 m, APPs, áreas especiais de interesse ambiental (AEIA). Cinquenta protocolos de solicitação de regularização foram analisados. Os resultados mostram que o principal problema para a regularização dos anúncios já instalados é que eles não atendem à legislação municipal com relação à distância mínima entre os mesmos. Os dados georreferenciados gerados neste estudo possibilitam a consulta rápida das informações de cada anúncio no SIG, a visualização da situação dos mesmos com relação aos demais e a elaboração de mapas, que irão subsidiar a tomada de decisão em nível municipal.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.