Percepção sobre mudanças na paisagem de moradores rurais em área suscetível à desertificação no Semiárido Potiguar
Keywords:
Paisagem, Desertificação, Percepção, Parelhas, Seridó, Comunidades, Vegetação.Abstract
Os processos naturais e a ação humana adicionam constantemente novos elementos que constituem a paisagem e ao mesmo tempo a transformam. No semiárido norte-rio-grandense há uma relação intensa entre o homem e a natureza ocasionando modificações na paisagem local. O objetivo da pesquisa foi avaliar a percepção sobre mudanças na paisagem de moradores rurais em três comunidades localizadas em área susceptível a desertificação no município de Parelhas/RN. Utilizou-se para a análise dos dados qualitativos o teste Qui-quadrado, o teste exato de Fisher e a análise de correspondência. Constatou-se que a maioria dos entrevistados perceberam mudanças na paisagem, sendo a idade e a escolaridade variáveis importantes para essa percepção. O tempo de residência nas comunidades, por sua vez não influenciou. As comunidades percebem de forma diferenciada mudanças na vegetação, e de maneira similar as alterações no solo e pastagens. A avaliação feita mostrou que os moradores das comunidades percebem as mudanças de modo particular independente de residirem há mais de 20 anos no mesmo lugar.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.