Mapeamento das coberturas e usos da terra na Área de Proteção do Geossítio Guaritas do Camaquã- RS - Brasil
Keywords:
Ocupação do Espaço, Geodiversidade, Conflitos Ambientais.Abstract
A dinâmica de uso da terra desencadeia alterações nos elementos e processos da geodiversidade, pois a gradual remoção das coberturas vegetais pode acarretar na degradação das características naturais de geossítios. Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de identificar e analisar as coberturas e usos da terra da Área de Proteção do Geossítio das Guaritas do Camaquã (RS – Brasil), visando subsidiar ações de geoconservação. De forma geral foram identificados conflitos pouco significativos entre o uso da terra e os elementos geológico-geomorfológicos das Guaritas do Camaquã, uma vez que estes usos são pontuais, envolvem pouca tecnologia e interferem de maneira pouco pronunciada nas formas e processos geomorfológicos. Esta questão é muito positiva diante das possibilidades existentes de implantação de um geoparque na área em estudo. A elaboração deste mapeamento pioneiro pretende fomentar o monitoramento espaço-temporal do processo de uso e ocupação, bem como identificar se a expansão de algum tipo de uso da terra pode vir a descaracterizar estas coberturas responsáveis pelo equilíbrio dos processos que atuam na organização espacial das feições ruiniformes da área.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d. Os autores não serão remunerados pela publicação de trabalhos no Boletim Gaúcho de Geografia, e devem abrir mão de seus direitos autorais em favor deste periódico. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.